| Autora: Danielle Manera Ramalho O aprender com compreensão é um processo pessoal, que acontece dentro da cabeça de cada um. Esse processo exige que o aprendiz pense por si próprio. Assim, para a Psicologia Cognitiva, simplesmente receber informações de um professor não é suficiente para que o aluno aprenda com compreensão, porque, nesse caso, a criança fica passiva, não pensa com a própria cabeça. A Psicologia estudou também quais objetos ou atividades ajudam na aprendizagem. Ela tem mostrado que o pensamento e o aprendizado da criança desenvolvem-se ligados à observação e investigação do mundo. Quanto mais a criança explora as coisas do mundo, mais ela é capaz de relacionar fatos e idéias, tirar conclusões, ou seja, mais ela é capaz de pensar e compreender. Sabe-se que os princípios psicopedagógicos que estimulam as crianças a aprender, estão interrelacionados e são interdependentes, sendo eles a auto-estima, motivação, aprendizagem e disciplina. No campo afetivo, devemos ajudar as crianças a criar sentimentos positivos em relação a si mesma. Quando a criança se sente útil e segura, o processo de aprendizagem escolar estará garantido. Sendo assim, a afetividade e atenção dos pais é muito importante. No campo cognitivo, devemos enriquecer e ampliar o vocabulário da criança. O aprendizado de novas palavras tem como objetivo possibilitar a obtenção de melhores resultados na escola e ajudar a criança a ordenar o pensamento em função do mundo em que vive. Deve-se ainda, valorizar o desenvolvimento do raciocínio lógico - matemático, da psicomotricidade, e do aspecto sócio-emocional contribuindo adequadamente para que a criança, seja ajudada amplamente, onde todas as partes do desenvolvimento são atendidas no momento certo. O ser humano aprende o tempo todo, e as crianças também, mas não necessariamente aquilo que os pais tentam ensinar-lhes de forma intencional. O processo ensino-aprendizagem nem sempre é direto, nem tudo que se ensina, se aprende, e às vezes aprendem-se coisas que não se pretendem ensinar. E nada mais enriquecedor do que propor atividades criativas e desafiadoras que podem acontecer em qualquer lugar, até mesmo na areia da praia. O lúdico através de jogos, brincadeiras, músicas, e dramatizações é muito motivador, devendo acontecer em casa e na escola, em especial na sala de aula, onde a aprendizagem vira ofício do brincar e a vida escolar um enorme prazer. É necessário identificar quais atividades são relevantes para modificar o comportamento da criança e despertar o seu interesse, pois montar um quebra-cabeça pode ser gratificante para uma criança, mas pode ser um castigo para outra; o que revela o caráter subjetivo do reforço. Aprende-se também por meio da observação, por modelos e ações dos outros. A aprendizagem por observação explica também certas tendências agressivas das crianças, os impulsos consumistas induzidos pela publicidade e determinadas condutas consideradas anti-sociais, entre outras manifestações de comportamento. É por meio da Experiência, da Observação e da Exploração de seu ambiente, que a criança constrói seu conhecimento, modifica situações, reestrutura seus esquemas de pensamento, interpreta e busca soluções para fatos novos o que favorece e muito, o desenvolvimento intelectual da criança, principalmente, na fase pré-escolar. Sabe-se que as crianças pensam de maneira diferente dos adultos, que cada criança pensa diferentemente de outra e que o pensamento evolui, passa por estágios e em cada estágio, a criança tem uma maneira especial de compreender e explicar as coisas do mundo. Danielle Manera Ramalho - Pedagoga e psicopedagoga faz atendimento clínico e institucional, presta assessoria pedagógica a escolas e ministra cursos e palestras na área clínico-educacional. http://www.profala.com/arteducesp137.htm |
quinta-feira, 19 de setembro de 2019
Como a Aprendizagem Acontece?
ESPAÇO LINDO CÉU PSICOPEDAGÓGICO
Quais razões devemos ter para acreditar em nosso potencial
Acreditar é também confiar, a confiança além de ser um fruto da confiabilidade é uma forte raiz para a motivação pessoal e para acreditar em seu próprio potencial
"ESSA FOI UMA DAS COISAS QUE COLOCAR EM PRATICA NA MINHA VIDA SERA UMA REALIZAÇÃO UNICA E PRAZEROSA QUE SEREI CAPAZ DE FAZER COM ALEGRIA QUANTO PROFISSIONAL." (psicopedagogafabibrito, com prazer)
Razões nunca faltarão para que acreditemos em nós mesmos. Porém, algumas vezes somos levados a não acreditar em nosso potencial maior, porque temos sempre um vilão contra nós e esse vilão somos nós mesmos e apenas nós podemos vencê-lo. Às vezes, esse vilão tenta nos fazer acreditar que não somos capazes, que todas as “tragédias”, fracassos que tivemos na vida e que temos foi proveniente de outras pessoas, sem nos deixar refletir e ver que essas coisas aconteceram, muitas vezes, por causa de nossas escolhas. Nós aceitamos as pessoas tomarem decisões por nós, nós aceitamos salários menores, subjugamo-nos a vontade do outro. Nós acreditamos que dependemos até do outro para sermos felizes. E é desse modo que o “vilão eu” nos engana.
Sentimos-nos tão mal com alguns fracassos da vida, que ficamos cegos e deprimidos, e não usamos esse momento para nos limpar, refletir em que pontos estamos, o que precisamos retirar de dentro de nós mesmos. A vida sempre será desafiadora porque os desafios são responsáveis para nosso crescimento como ser humano. Mas a maneira como lidamos com eles é que fará a diferença. Nós temos um potencial incrível! E assim como existe um vilão dentro de nós, existe também o “heroi em potencial”, e ele pode destruir totalmente o vilão. Esse heroi em potencial nos fará acreditar em nós, as razões são infinitas. E são algumas delas que iremos citar aqui neste artigo, com o objetivo de nos ajudar a refletir, ponderar, fazer metas e praticar para que as mudanças cheguem a nossa vida.
- Aprenda a acreditar em si mesmo, na capacidade que você tem de realizar as coisas. “Acreditar em si mesmo é o primeiro passo para criar um motivo para acreditar na felicidade em seu futuro.” (Rafael Valladão Rocha)
- Olhe-se no espelho todos os dias e fale que você pode mudar sua vida.
- Reserve 20 minutos de seu dia e lance perguntas a você mesmo. Exemplos: “Como eu cheguei até aqui? Quais escolhas foram boas e onde eu preciso melhorar? O que mais me deixa triste? O que mais me deixa feliz? Quantas vezes parei para olhar dentro de mim e reconhecer quem eu sou?
- Visualize sua vida futura, como você a deseja, contemple-se dentro dela. Acredite que ela é real. Lembre-se da letra da música de Renato Russo, Mais uma vez, que diz: “Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem (…) ou que você nunca vai ser alguém.”
- Temos um potencial, acredite nele. Pense o que seria do mundo se as pessoas não acreditassem em si mesmo. Pense, será que tivemos a internet, o avião, os avanços na medicina, a cura de doenças por meio de medicamentos desenvolvidos através de pessoas que acreditaram?
- Você só tem uma vida aqui na terra. Então, faço o melhor, pois capacidade de viver melhor você tem.
- Trate a si mesmo como você poderá ser. O poeta Goethe disse:“Trata um homem pelo que ele é, e ele continuará sendo o que é, trate-o como ele pode e deve ser e ele tornar-se-á como pode e deve ser.”
- Seja paciente com você nas mudanças de sua vida, mas sacrifique-se para obter resultados significativos. Fyodor Dostoievsky disse:“Uma nova filosofia, um novo modo de vida, não é dado por nada. Tem que ser pago a preço elevado e só se adquire com muita paciência e um grande esforço.”Comece hoje a acreditar mais em você mesmo. Isso fará a diferença em seu dia a dia.
https://www.familia.com.br/quais-razoes-devemos-ter-para-acreditar-em-nosso-potencial/
Francione Sousa
Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora
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