quinta-feira, 20 de novembro de 2014

CONCIÊNCIA NEGRA

Em 20 de novembro comemora-se no Brasil o Dia da Consciência Negra. Mas você sabe o motivo de escolha dessa data?
Foi nesse dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi dos Palmares. Este foi a liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. A fama e o símbolo de resistência e força contra a escravidão mostrado pelos palmarinos fizeram com que a data da morte de Zumbi fosse escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o Dia da Consciência Negra. A data foi estabelecida pela Lei 12.519/2011.
Outro motivo para a escolha dessa data foi o fato de que no Brasil o fim da escravidão é comemorado em 13 de maio. Nesse dia, no ano de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea que abolia a escravidão no Brasil. Porém, comemorar o fim da escravidão em uma data em que uma pessoa branca e pertencente à família real portuguesa, a principal responsável pela escravidão no Brasil, assinou uma lei pondo fim ao cativeiro faz parecer que a abolição foi feita pelos próprios escravistas. Faz com que a abolição fosse apresentada como um favor dos brancos aos negros.
A escolha do dia 20 de novembro serviu, dessa forma, para manter viva a lembrança de que o fim da escravidão foi conseguido pelos próprios escravos, que em nenhum momento durante o período colonial e imperial deixaram de lutar contra a escravidão.
Os quilombos não deixaram de existir quando Palmares foi destruído sob o comando do bandeirante paulista Domingos Jorge Velho. Vários outros quilombos foram formados nos duzentos anos após o fim de Palmares.
Mesmo nos anos finais da escravidão a ocorrência de fugas em massa de escravos das fazendas, a ocupação de terras e a realização de rebeliões foram muito importantes para que a Lei Áurea fosse assinada.
O fim da abolição não representou também o fim dos problemas sociais para os escravos libertados. O racismo e a resistência à inclusão dos negros na sociedade brasileira após a abolição foram também um motivo para se escolher o 20 de novembro como data para se lembrar dessa situação.
A resistência dos afrodescendentes não se fez apenas no confronto direto contra os senhores e forças militares, ela também ocorreu no aspecto religioso e cultural, como no candomblé, na capoeira e na música. Relembrar essas características culturais é uma forma de mostrar a importância dos africanos escravizados e de seus descendentes na formação social do Brasil.

Você é o Seu Maior Incentivo

Você é o Seu Maior Incentivo
Qual é o incentivo que você precisa para dar uma guinada em sua vida?
Por acaso seria o nascimento de um filho? Ou quem sabe, algo mais radical,
 como sua mãe internada num hospital, ou até um acidente que te deixe
entre a vida e a morte?
Tudo isso pode servir como uma injeção de ânimo, até mesmo como um
 choque, um soco dado pela vida, mas precisava deixar as coisas chegarem
 à este ponto? Sim, porque a desgraça não é um incentivo, mas uma ameaça,
 algo que não lhe deixa muitas escolhas.
Então, não seria bem melhor compreender que VOCÊ deveria ser seu maior
incentivo, portanto, não precisaria de nenhum "empurrão" para tomar uma atitude?
Sim, meu anjo, você tem que aprender que sua vida deve ser tocada com a única
 intenção de conseguir sempre o melhor para VOCÊ. Não importa o que os outros
digam ou façam, tudo é uma questão de construir o futuro levando-se em conta seus
 desejos. Porém, por mais que tenha sonhos, se você não tiver vontade de
conquistá-los, tudo não passará de tentativas frustradas, tiro na água!
Pense no que deseja, faça uma análise entre o que você é hoje e o que acha
 que deveria ser para conquistar seus sonhos.
(Revista Andros)

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

CURE A TRISTEZA COM OTIMISMO.

Todas as Mensagens de Otimismo

Cure a Tristeza com Otimismo

Muitas vezes achamos que a tristeza invadiu a nossa vida
 como se nunca mais tivesse a pretensão de sair, mas se não
 lutarmos contra isso, ela realmente tem o poder
de permanecer por muito tempo. Nós temos a decisão de como
 enfrentaremos nossos medos, nossas angústias
 e por quanto tempo esses sentimentos estarão ativos.

Não há mal em ficar triste quando passamos por algum
problema, é até muito importante liberarmos aqueles
 sentimentos que ficam escondidos lá dentro, mas para
diminuir a estadia da tristeza, a primeira ação que deve ser
 feita é pelo menos tentar ser otimista com relação ao problema.
Por mais que a solução esperada não aconteça tão rápido quanto
imaginava, o tempo que ficou pensando positivamente no mínimo
levará para longe aquela tristeza.

Não se martirize pelo que ficou no passado,
já aconteceu e não há como voltar atrás, a única solução
 está em arranjar formas de ultrapassá-lo, e não permanecendo
 no sofrimento. Não acontecerá nada de positivo se continuar pensando
 através do pessimismo e da negatividade. Deixe a fraqueza de lado e
 seja otimista, pois o mínimo que pode acontecer são os bons
 sentimentos começarem a fazer parte da sua vida.

 Nesta mensagem pude lembra da minha mãe,
no seu tratamento contra o câncer, ate nos seus
últimos momentos de vida, estava firme, lutando
com esse danado Câncer.
Ai ela Maria José
 

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

EU SOU FELIZ! E VOCÊ?

Escolhi ser feliz!
Enfrentar de frente as dificuldades.
deixar de lado o medo de sofre por coisinhas...
decidi amar a vida, amar meus filhos.
Sem medo, mas atenta.
 
E você o que escolheu?
esqueça as coisas que te faz mal,
conheça coisas novas, faça tudo novo de novo,
escolha ser feliz, escolha a sua felicidade pra enfeitar
sua vida, colorir seu dia.
 
 
 


terça-feira, 4 de novembro de 2014

DIFICULDADES NA FALA EM CRIANÇAS.

Sinais de Alterações

Crianças com atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem podem precisar de ajuda. Demorar para falar ou falar com dificuldade pode significar que a criança tenha algum distúrbio ou transtorno neste processo.
A seguir, descreverei alguns sinais que podem ajudar os pais a identificarem ou a suspeitarem de uma dificuldade. Os professores também podem ajudar a identificar possíveis dificuldades, afinal uma criança passa muito tempo na escola.
Leia com atenção e na dúvida, não hesite em procurar ajuda. E lembre-se, que “esperar” pode ser prejudicial.


Crianças pequenas (até 3 anos de idade):
  1. Atraso no aparecimento das primeiras palavras (já completou 1 ano e ainda não fala “papá” e “mamã”);
  2. Crianças com 18 meses (1 ano e meio) e que ainda não falam ou que apenas usam gestos de apontar; 
  3. Crianças com 2 anos e que falam pouco (apenas algumas sílabas ou palavras isoladas) e que ainda não combinam palavras. Crianças com 2 anos e meio e que ainda não falam pequenas frases ("mamã dá eiti" (mamãe dá leite!), por exemplo. 
  4. Crianças que compreendem tudo, mas que não falam; 
  5. Crianças que brincam pouco, interagem pouco, que são agitadas ou muito quietinhas; 
  6. Crianças que tem dificuldades para imitar ou para repetir o que os pais falam; 
  7. Crianças desatentas, que não olham ou que são indiferentes às situações;
  8. Crianças que não sabem brincar ou não se interessam pelos brinquedos que os pais compram; 
Crianças mais velhas (depois dos 4 anos):
  1. Crianças com vocabulário pobre. Os pais perguntam os nomes dos objetos e não respondem ou confundem os nomes;
  2. Crianças com falam errado, que até os pais, não conseguem compreender tudo o que falam;
  3. Crianças com dificuldade de compreensão. Parecem não entender o que foi pedido, não entender uma brincadeira ou um jogo;
  4. Crianças com dificuldade para aprender novas palavras;
  5. Dificuldade para produzir frases: apresentam fala “truncada”, desorganizada. Frases gramaticalmente incorretas, com dificuldade para conjugação dos verbos, uso dos pronomes;
  6. Crianças que não conseguem contar fatos (não conseguem relatar o que fizeram na escola, por exemplo);
  7. Crianças com dificuldade para contar histórias. Os pais lêem histórias, mas a criança não consegue recontar. 
  8. Crianças que não conseguem manter uma conversa. Que não fazem perguntas ou que respondem o que foi perguntado de forma incorreta. Os pais perguntam uma coisa e a criança responde outra. São descontextualizados (mudam de assunto, falam de forma “esquisita”);
  9. Crianças que não entendem piadas, linguagem figurada, com compreensão literal;
  10. Crianças que apresentam dificuldade para aprender o que é ensinado;
  11. Crianças com alterações na fluência da fala: repetição de sílabas, de palavras, com tiques associados);
  12. Criança que entrou na escola e após 3 meses não apresentou evolução no desenvolvimento da fala;
  13. Pobre interação social (crianças mais arredias, com dificuldade de socialização, que preferem brincar sozinhas);
  14. Crianças com comportamento infantilizado;
  15. Brincadeira pobre, desorganizada e que não consegue brincar de faz-de-conta;
  16. Crianças com dificuldade de coordenação motora, com dificuldade para segurar e manusear os objetos.
  17. Crianças com dificuldade para mastigar e deglutir.
     
Outros fatores importantes e que também devem ser considerados:
  • Se há problemas semelhantes na família (pessoas que têm problemas de fala e linguagem ou algum tipo de deficiência);
  • Histórico de prematuridade/baixo peso. Crianças que ficaram em UTI Neonatal. 
  • Ambiente familiar bilíngue, mas com atitudes desfavoráveis ao desenvolvimento da fala;
  • Pais com perfil superprotetor (“que falam pela criança”); Pais ansiosos; 
  • Ambiente familiar com privação de estímulos (por exemplo, pais trabalham e a criança passa o dia com a babá que pode não estimular a fala e a linguagem de uma forma adequada). Muitas babás são boas cuidadoras, porém pouco estimuladoras.
     
Se você tem dúvidas se o desenvolvimento da fala e da linguagem do seu filho ou filha está adequado ou não, não hesite em procurar um especialista para realizar uma avaliação fonoaudiológica. Não existe uma idade padrão para esta avaliação. Dúvidas e queixas sempre devem ser consideradas!
Referências Bibliográficas
Lahey, M. Language Disorders and Language Development. New York: Merril/Macmillan, 1988.
Law, J. The early identification of language impairment children. London:Chapman and Hall,1992.
Reed, V.A. An introduction to children with language disorders.2nd. Edition. Mac Millan, 1994.


http://www.atrasonafala.com.br/tratamento-dificuldade-fala-infantil.html

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Parabéns a você Professor -



Sei que não está fácil nos dias atuais ser professor. Até porque as exigências são muitas, são muitos os que colocam na defesa do aluno. Diz que não pode tirar o que é dele. um ponto de participação, um ponto no caderno,um ponto no comportamento, e assim vai. Mas tudo isso não faz parte da qualidade do ensino aprendizagem ? Além disso o que não pode tirar é a chance dele somar as suas experiências que trouce de casa as ciências que a escola pode lhe oferecer . Taí, professor, são muitas as exigências, mas os recursos didáticos hoje são maiores e melhores Não me envergonho nem um pouco de ter escolhido ser professor. Os que tem que envergonhar são aqueles que tem o poder em suas mãos e não valoriza os profissionais desse setor e não percebeu ainda que se existe qualidade nas variadas profissões, os mesmos tem passado pela mão do mais humilde professor. Parabéns a todos colegas Professor. Tenham em mente, a educação é a chave da mudança em todos os aspectos.Portanto , parabéns mesmo.

Autor: Prof. José Alves de brito.
https://www.facebook.com/jose.alvesdebritoneto?fref=nf

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

VAMOS NOS PERMITIR.

Vamos nos permitir

Eu quero ser feliz, não quero me intrometer na vida de ninguém, e se outros falarem de mim, não faz mal, tá tudo bem.
Porque eu sou a ousadia, sou aprendizagem e lição, não sigo as regras da sociedade, só escuto o meu coração.
Eu não me prendo a coisa alguma, meu lema é recomeçar, e se a situação está tensa, eu sei que logo vai passar.
Vamos nos permitir, vamos ousar, vamos viver. Comece fazendo o mais importante: Se apaixone por você.
Mary Quemello

Vida minha vida... Mudar sempre é bom.
O jeito é encara de frente! o que tiver que vir que venhaQuero estar forte para superaas tempestades....elas vem masvão.Quero viver...viver o amor que de Deus em minha vida.Quero paz....Quero tudo que me faz ser feliz....Não quero permitir que maus pensamentos vem em meu pensamento... que pessoas negativas tira meu sossego, Resolvi... me entrega as aventuras da vidaquem sabe as coisas mudam.... me entrega as coisas boas da vida... Resolvi... me apaixonar de novo!pra uma pessoa que já é casadatem dois filhos... essa quem sabetem direito de ser feliz!

domingo, 12 de outubro de 2014

Na catequese também somos convidados a nos divertir.





Catequizandos,  se distraindo. Momento de brincadeira e conhecimento





Depois desse momento de brincadeira entre eles,é hora de se refrescar.

É Bom Ser Criança

Toquinho

É bom ser criança
Ter de todos atenção
Da mamãe, carinho
Do papai, a proteção
É tão bom se divertir
E não ter que trabalhar
Só comer, crescer, dormir, brincar
É bom ser criança
Isso às vezes nos convém
Nós temos direitos
Que gente grande não tem
Só brincar, brincar, brincar
Sem pensar no boletim
Bem que isso podia nunca mais ter fim
É bom ser criança
E não ter que se preocupar
Com a conta no banco
Nem com filhos pra criar
É tão bom não ter que ter
Prestações pra se pagar
Só comer, crescer, dormir, brincar
É bom ser criança
Ter amigos de montão
Fazer cross saltando
Tirando as rodas do chão
Soltar pipas lá no céu
Deslizar sobre patins
Bem que isso podia nunca mais ter fim







Obrigada a esta galera que me completa.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Amiga Mãe!

Maria José Rocha de Brito,
Aos 51 anos foi morar com Deus.

Minha grande amiga, que me gerou  me trouxe ao mundo com todo carinho e dedicação,
me ensinou o bem mais comum, ser gente de bem.
Agradeço a Deus por ter me dado esta como mãe....
Hoje ela não se encontra comigo viva, apena comigo as lembranças
de um tempo bom e maravilhoso que passamos juntas...
com papai do céu hoje ela se encontra não tenho dúvidas disso!
Existem pessoas que não tem presso,,, vale muito mais que ouro em nossa vida
como minha Mão não há... Saudades... vazio... lembranças de um tempo inesquecível
de tardes juntas....


domingo, 17 de agosto de 2014

As crianças o meu carinho!


OS DIREITOS DAS CRIANÇAS



Ruth Rocha

Toda criança do mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida
Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.
Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os diretos das crianças
Todos tem de respeitar.
Tem direito à atenção

Direito de não ter medos







Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.
Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir...
Ver uma estrela cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.
Descer do escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.
Morango com chantilly,
Ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi,
Bola, bola,bola, bola!
Lamber fundo da panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!
Carrinho, jogos, bonecas,
Montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas,
E uma corda de pular.
Um passeio de canoa,
Pão lambuzado de mel,
Ficar um pouquinho à toa...
Contar estrelas no céu...
Ficar lendo revistinha,
Um amigo inteligente,
Pipa na ponta da linha,
Um bom dum cahorro-quente.
Festejar o aniversário,
Com bala, bolo e balão!
Brincar com muitos amigos,
Dar pulos no colchão.
Livros com muita figura,
Fazer viagem de trem,
Um pouquinho de aventura...
Alguém para querer bem...
Festinha de São João,
Com fogueira e com bombinha,
Pé-de-moleque e rojão,
Com quadrilha e bandeirinha.
Andar debaixo da chuva,
Ouvir música e dançar.
Ver carreiro de saúva,
Sentir o cheiro do mar.
Pisar descalça no barro,
Comer frutas no pomar,
Ver casa de joão-de-barro,
Noite de muito luar.
Ter tempo pra fazer nada,
Ter quem penteie os cabelos,
Ficar um tempo calada...
Falar pelos cotovelos.
E quando a noite chegar,
Um bom banho, bem quentinho,
Sensação de bem-estar...
De preferência um colinho.
Embora eu não seja rei,
Decreto, neste país,
Que toda, toda criança
Tem direito de ser feliz!





E quando a noite chegar,
Um bom banho, bem quentinho,
Sensação de bem-estar...
De preferência um colinho.
Uma caminha macia,
Uma canção de ninar,
Uma história bem bonita,
Então, dormir e sonhar...
Embora eu não seja rei,
Decreto, neste país,
Que toda, toda criança
Tem direito a ser feliz!
__._,_.___


Estimular alunos a fazerem apresentação com musica


OS DIREITOS DAS CRIANÇAS



Ruth Rocha

Toda criança do mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida
Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.
Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os diretos das crianças
Todos tem de respeitar.
Tem direito à atenção
Direito de não ter medos







Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.
Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir...
Ver uma estrela cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.
Descer do escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.
Morango com chantilly,
Ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi,
Bola, bola,bola, bola!
Lamber fundo da panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!
Carrinho, jogos, bonecas,
Montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas,
E uma corda de pular.
Um passeio de canoa,
Pão lambuzado de mel,
Ficar um pouquinho à toa...
Contar estrelas no céu...
Ficar lendo revistinha,
Um amigo inteligente,
Pipa na ponta da linha,
Um bom dum cahorro-quente.
Festejar o aniversário,
Com bala, bolo e balão!
Brincar com muitos amigos,
Dar pulos no colchão.
Livros com muita figura,
Fazer viagem de trem,
Um pouquinho de aventura...
Alguém para querer bem...
Festinha de São João,
Com fogueira e com bombinha,
Pé-de-moleque e rojão,
Com quadrilha e bandeirinha.
Andar debaixo da chuva,
Ouvir música e dançar.
Ver carreiro de saúva,
Sentir o cheiro do mar.
Pisar descalça no barro,
Comer frutas no pomar,
Ver casa de joão-de-barro,
Noite de muito luar.
Ter tempo pra fazer nada,
Ter quem penteie os cabelos,
Ficar um tempo calada...
Falar pelos cotovelos.
E quando a noite chegar,
Um bom banho, bem quentinho,
Sensação de bem-estar...
De preferência um colinho.
Embora eu não seja rei,
Decreto, neste país,
Que toda, toda criança
Tem direito de ser feliz!





E quando a noite chegar,
Um bom banho, bem quentinho,
Sensação de bem-estar...
De preferência um colinho.
Uma caminha macia,
Uma canção de ninar,
Uma história bem bonita,
Então, dormir e sonhar...
Embora eu não seja rei,
Decreto, neste país,
Que toda, toda criança
Tem direito a ser feliz!
__._,_.___