quarta-feira, 23 de julho de 2014

A IMPORTÂCIA DA ESCOLA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

 V SED  
 Interculturalidade na Escola:Da Indiferença ao diferente - Impasses, alternativas e Caminhos.
TRABALHO APROVADO PARA COMUNICAÇÃO ORAL 



A IMPORTÂCIA DA ESCOLA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES [1]


Fabiana Rocha de Brito[2]

RESUMO: Este artigo tem a finalidade de analisar a importância das práticas de leitura nas escolas, observando quais são as maneiras de criar situações que favoreça o hábitos de leitura, como conscientizar os alunos a  despertar o prazer pelo ato de ler .Por isso faz-se necessário pensar no real significado do termo leitura uma prática constante na vida do ser, e dentro do ambiente escolar. . O objetivo é de valorizar as diferentes formas de ler, conscientizar sobre a  importância  do hábito de leitura na escola destacando a biblioteca um centro de ensino e aprendizado que a escola adota para o sucesso de incentivo as práticas de leitura. A metodologia utiliza: pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo quantitativa através de aplicação de questionários, para melhor analise. O resultado demonstra que a leitura é um meio encontrado para melhorar a alto-estima, desenvolve o ensino aprendizado dos alunos, formando cidadãos críticos, capaz de transformar a realidade.
ABSTRACT: Este artigo tem a finalidade de analisar a importância das práticas de leitura nas escolas, observando quais são as maneiras de criar situações que favoreça o hábitos de leitura, como conscientizar os alunos a  despertar o prazer pelo ato de ler .Por isso faz-se necessário pensar no real significado do termo leitura uma prática constante na vida do ser, e dentro do ambiente escolar. . O objetivo é de valorizar as diferentes formas de ler, conscientizar sobre a  importância  do hábito de leitura na escola destacando a biblioteca um centro de ensino e aprendizado que a escola adota para o sucesso de incentivo as práticas de leitura. A metodologia utiliza: pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo quantitativa através de aplicação de questionários, para melhor analise. O resultado demonstra que a leitura é um meio encontrado para melhorar a alto-estima, desenvolve o ensino aprendizado dos alunos, formando cidadãos críticos, capaz de transformar a realidade.


PALAVRAS-CHAVE: 1. Incentivo a leitura 2. Biblioteca escolar 3. Hábito e prazer




INTRODUÇÃO
 Pensando na dificuldade que milhares de pessoas que tem em leitura,  e no medo que elas tem  em se comunicar, tendo pesadelos e   a baixa alta estima,  este texto chegou para  resgatar,e dizer  da importância que é a leitura na sociedade, proporcionando ao individuo que ele seja um defensor dos seus direitos e deveres na sociedade. Mas do que prazer, ela é capaz de receber e levar informações tendo uma visão melhor no que acontece ao seu redor.
Pensando e vivenciando momentos de leitura, constata-se que a leitura é o centro de tudo para o processo de crescimento e desenvolvimento do individuo que pensa e fala, muitas pessoas sentem dificuldades em ler com isso não gostam de ouvir e nem falar deste assunto, “hábito de leitura”, por falta de um incentivo elas se acomodam e se fecham para o mundo. Por isso que as práticas e o hábito de leitura devem ser introduzidos e incentivados pelas escolas, desde cedo na educação infantil, os pais devem ter essa consciência para desenvolver em seus filhos gosto por leitura. Escola enquanto mediadora e promovedora do ensino aprendizagem devem proporcionar momentos que favoreçam a leitura em uma prática diferenciada que favoreça o bem estar de seus alunos, dando valor á leitura,utilizando vários gêneros, técnicas de como chamar a sua atenção, assim não se esquecendo dos mais jovens e adultos, capazes de ser pessoas críticas na sociedade,sem medo de expor suas idéias e respeitando a opinião do outro.
Os objetivos gerais deste estudo constitui no incentivo que deve ser dado as práticas de leitura, principalmente dentro da escola, através do estimulo ,a sensibilidade,criatividade para o sucesso deste hábito, que é  a leitura.O professor junto com a escola deve conhecer os alunos, seus níveis de dificuldades perante as letras a necessidade de ajuda para melhor compreensão, momento sublime que deve ser preservado para o aluno, um meio encontrado para o mundo da fantasia.
Constatamos que a leitura é um meio de prazer e ensino para alunos,para o desenvolvimento do ser e suas competência, a elaboração do ambiente para leitura deve ser arejado luminoso e sem duvida; um ambiente agradável aos olhares de quem por ali passa. Na sala o professor também deve ter um cantinho reservado para o momento de leitura, após o conto da história, o momento de   conversação, um dialoga sobre a história contada é indispensável. As crianças ficam na expectativa em ouvir a história por isso que é dado muito valor a pessoa a pessoa que conta a história, e está deve ter uma boa entonação dando vida aos personagens do livro, acompanhando  as faces de leitura dos alunos obedecendo, o ritmo de cada um sendo atraente e animado ao ler , divertido quem escuta.
Com intenção de construir e conscientizar,  este trabalho vem auxiliando para que cada vez mais estejamos conscientes da prática de leitura na escola,trazendo   reflexões que ira ajudar para o processo de  leitura, auxiliando pessoas a adotar  a leitura  como alto-ajuda.
MUNDO DA LEITURA
Algo tão simples, mas que exige ter uma estrutura bem feita para ser desenvolvido, quando se fala em leitura, sabendo deste bem tão precioso que  existe,e  ainda existe  pessoas que tem medo das letras, medo de ler em publico, até mesmo ler para si próprio, pensando que nunca ira precisar da leitura elas se acomodam esquecendo  da existência dos mais diferentes  livros, expostos em bibliotecas, e lojas para serem vendidos, neles estão escritos tesouros que podem transformar  vidas. Um desafio para quem deseja ler é vencer as barreiras da timidez e do medo que as cerca, então escolas estão tentando mudar este tabu que muitos têm. Já bem cedo a criança na escola e levada a ter contato com livros, ouvindo elas ficam em silencio enquanto  alguém Le, lindas aventuras de Bambi, Pinóquio, Bela e a Fera, já bem cedo ela passa a ter contato com um mundo diferente e animado, mundo da leitura¸ uma atividade prática e desafiadora que provoca o ensino deixando  ficar atraente. Ler é decodificar e traduzir um conjunto de idéias e significados que está na história, é viver o momento dentro do livro, torna parte do personagem principal do texto. ”Ler é adentrar mundos possíveis. É questionar a realidade para compreendê-la melhor, é            distanciar-se do texto e assumir uma postura crítica...” (Delia Lener, pag.1 ano 2001
Ao falar em diferentes formas de leitura pensamos no jornal que chega toda manhã na casa ou lojas das pessoas assinantes, aquele jornal que encontramos em cima da mesa do consultório, onde um e outro passa por ali mesmo sem ler, folheia  fazendo sua leitura visual; a revista que muitas das vezes está por ali,sendo lido por alguém, principalmente aquelas que falam de modas, outras de jogo e assim assuntos que agradam a todos,o folheto de propaganda entregues em nossa casa, assim conferimos os preços sem sair de casa, a leitura da bíblia que a mamãe gosta de ler antes de dormir, aquela história que a professora conta todos os dias, uma diferente da outra,uma mais legal, outra menos interessante assim, acontece o incentivo a leitura que muitas vezes não se dão valor. Nas palavras de Martins (1990, p.7) ”Falando em leitura, podemos ter em mente alguém lendo jornal, revista, folheto, mas o mais comum é pensarmos em leitura de livros”.
Com aquisição de prazer e lazer a leitura traz conhecimento e fortalecimento a cultural, melhorando o convívio social. História da vida de um menino relata momentos de sua vida, em que ele passou a fazer parte de um mundo diferente que é o contato com livros e coisas interessante de momentos vividos que não volta, mas que fica na memória sendo relembrado. A primeira infância na escola o contato com as coisas diferentes as formas de ler o mundo nesta face que se encontrava, já tão cedo acreditando que algo mais está por chegar e adentrar na sua vida. Em um primeiro momento seu fascínio em pegar livros folhear, fazer a leitura das imagens apalpar revistas, se via encantado com aqueles papeis, tão grande perto de suas mãos tão pequeninas, à uma folha de livro, fazendo sua leitura de mundo ele brincava de montar e desmontas brinquedos, tirava e colocava de volta as coisas do lugar, a facilidade de ficar apalpando coisas até descobrir algo diferente, o desfecho em tirar um pequeno parafuso de difícil acesso. A face escolar levou a despertar ainda mais esta relação com os livros e o mundo imaginário, mesmo a escola não tendo uma sala especial só para leitura, sua professora lia histórias, quando chegava a casa recontava a história produzindo seus personagens, começava então a querer também livros diferentes para que  alguém lhe lese, passando a comprar pequenos livro que fosse barato, mas de uma boa leitura, sendo ela de imagem ou texto, daí em diante toda noite uma história era lida, lembro-me bem, de uma historinha que li por mais de três vezes,sendo pedido dele. Para uma criança de 5 anos ler as palavras teria que está alfabetizado,existe barreiras a serem vencidas, pois pra tudo tem-se um tempo. Começou a ficar nervoso em casa, sua professora disse que teria que já estar lendo, pra ele foi difícil ouvir a responsabilidade, pois ele não entendia, aos pouco fui conversando com ele, dizendo que no próximo ano que ele fosse estudar em outra escola, maior ele iria aprender a ler, por enquanto outras pessoas lêem para você ouvir, ou você olha os desenhos do livro e produz sua própria história. Aos 7 anos escuto sua voz suave e tremula, lendo pequenos trechos, no primeiro semestre duas vezes por semana ele fez reforço para melhorar,  professora ficou muito feliz com o desempenho, uma criança esforçada e dedicada, venceu as expectativas, não precisa ir mais para o reforço. Por onde passa, quer ler o que está escrito, ele fica feliz com ele mesmo. Na sala de aula a professora fez o cantinho da leitura para seus alunos, o aluno que termina a tarefa vai lá e pega um livro do seu agrado para ler, assim as atividades fica melhor para quem ainda não terminou, terminar sossegado, eles já sabe que isso é regra da sala, assim todos gostam e participam pegando seu livrinho para ler, não precisa nem a professora pedir para pegar eles mesmo vão lá e pega o livro que pretende ler, para as práticas de leituras também a professora utiliza a leitura na frente da sala com pequenos  textos e lista de palavras, no inicio nem todos queriam ir na frente da sala ler, aos poucos a professora foi desenvolvendo, primeiro aqueles que querem fazer a leitura na frente para os colegas, aos poucos, quem não queria começou  a se interessar ao ver o amigo ir ler, hoje ela diz que  o objetivo foi alcançado, fazem fila para ver quem vai primeiro, isso é ótimo para eles.
 A escola por sua vez desenvolve um trabalho muito bom, o ambiente que de leitura para as crianças na escola encanta a todos. Um ambiente climatizado e organizado para receber as crianças no dia da leitura, ele fala desta sala com muito entusiasmo, às vezes ele pede para trazer livros para casa, quando não consegue ler ele olha as figuras e conta a sua história imaginária, depois pede para ler vê se é o que ele contou. Aos poucos a leitura vai se deslanchando em seus lábios, seu dialogo com as pessoas fica ainda melhor.
De acordo  com RCNs (apud,LUGLE2008,P.170)                                                       
É comum as crianças pedirem que contemos a mesma história diversas vezes. E a cada momento se maravilha com os episódios, mesmo que já os tenha memorizado. Parafraseando os RCNs (BRASIL, 1998) ,as crianças ao ouvirem as histórias constroem um saber sobre a linguagem escrita, percebendo que na escrita as palavras permanecem e é possível retomá-las.”

Segundo Lugle ( apud  RCNs,1998,p.143) “A leitura de histórias é um momento em que a criança pode conhecer a forma de viver, pensar, agir e o universo de valores, costumes e comportamentos de outras culturas situadas em outros tempos e lugares que não o seu.” 
O sentido da leitura acontece de diferentes formas, uma delas, é a aquisição de aprendizagem e outra é o sentimento prazeroso. O professor na escola deve acompanhar seus alunos lembrando e utilizando a leitura, para desenvolver outras atividades de ensino, ler não é deixa passar despercebido, mas desempenhar um papel importante na leitura de conhecimento, tendo um propósito. Ter por algum motivo interesse em fazer dessa leitura um significado capaz de superar as barreiras e alcançar o prazer de ver o mundo de um jeito diferente através das diferentes práticas de leitura. Existe um interesse na leitura que não damos valor, mas a usamos sem perceber que estamos lendo. “... ler para buscar determinadas informações necessárias por algum motivo (o endereço de alguém, o significado de uma palavra etc.);ler pelo prazer de ingressar em outro mundo possível...”(Delia Lener,pag.8 ano 2001)

 COMPROMISSO DA ESCOLA PARA FORMAR LEITORES
A escola tem por responsabilidade proporcionar condições de conhecimento por meio da pesquisa, incentivando os alunos a terem contato com diferentes livros, pensando na formação de futuros leitores, a escolar tem que colocar a leitura como prioridade escolar, pensar em uma sala apropriada e bem equipada com materiais de leitura com ótimas condições para o contato, com padrão que atenda aos leitores, livros de qualidade e com histórias que levem a pensar, que tudo é possível através da leitura na escola a Biblioteca escolar deve ser um lugar acolhedor, e com apoio da família na escola torna melhor o incentivo da organização deste local de leitura.
A biblioteca assume uma função de Excelência, dentro da escola, o estimulo a leitura deve ser conscientizado e instigado lembrando-se da função que a escola tem em elaborar projetos para o crescimento do hábito de leitura, é gratificante para os alunos pais e professores saber que a escola ajuda neste processo de formação, um lugar atraente, e capaz de ajudar pessoas a desenvolver a imaginação e senso crítico, descobrindo seus, próprios gosto a leitura, tendo contato com diferentes tipos de textos, auxiliando  alunos a se encontrarem no mundo de escolha de livros. Mais que um centro da aprendizagem, a biblioteca precisa ser vista dentro de um núcleo pedagógico apoiado pela escola, não como um saco pesado difícil de carregar. Segundo Fernandes:

 ...a responsabilidade pela inclusão de livros no dia-a-dia das crianças é da família num primeiro momento, depois da préescola,das bibliotecas Escolares e das bibliotecas públicas. Os jardins de infância deverão contar com bibliotecas constituídas de livros atrativos e de contos, desenvolvendo atividades integradas ao processo pedagógico, visando atrair a atenção da criança para o livro, familiarizar-la com o livro, enriquecer seu vocabulário, formar o futuro leitor. (apud. HILLESHEIN, FACHIN, 2008, p.4)

Resgatar o sentido da leitura, para aquisição da linguagem, envolvendo leitor e texto no processo de leitura, contribuindo para  o dialogo do leitor em expressar sozinho suas idéias. O momento de leitura diária, na escola deve ser feita por pessoas que tem prática na leitura assim quem escuta sente segurança e interesse em ler,  com ritmo, a pessoa solicitada para contar história tanto ele o professor da sala ou alguém indicado a cuidar do ambiente de leitura, deve ter uma boa entoação e sonoridade as leituras, ler com clareza e entendimento demonstrando gosto pelo ato de ler . Um excelente contador de história deve ser uma pessoa expressiva e desinibida, para poder soltar a imaginação na hora da leitura para os alunos, planejar o cenário e soltar a voz exige talento e boa vontade acima de amor pelo que faz. Para as crianças menores é preciso que a contadora de história aproxime-se ainda mais estes pequenos leitores, pois são os mais interessados, com olhar e ouvidos atentos lêem e escuta com atenção. Segundo o Oficio do Professor:
                                                   Para que a leitura seja estimulante, o texto precisa ser bem lido. Se achar necessário, ensaie a leitura. Ao ler para a classe, mantenha um ritmo que permita aos alunos acompanharem o sentido do texto que está sendo lido. Não corra demais, não engula palavras nem leia mecanicamente. Capriche na entonação: pontos de interrogação, de exclamação e reticências são recurso para cativar leitores e ouvintes.

São as pequenas fabulas que proporciona a criança o desenvolvimento do imaginário, a leitura é capaz de resgatar sonhos e desejos, ela mostra o sentido do texto, revelando a eles as várias linguagens, envolvendo eles ao texto possibilitando o dialogo, surgindo a expressão individual sobre o texto, assim a leitura torna a realidade da vida do ouvinte, para os iniciantes ouvintes, pode ser lido livros pequenos com textos de 2 ou 3 frases  as ilustrações ocupando mais lugar, observar se o texto que leu é um texto original, evitando texto adaptados, cuidando para que as adaptações não tirem o sentido da leitura, original,  observar no aspecto lingüístico do texto, se está ao nível dos alunos, para  melhor entender, estar atento aos alunos com níveis de dificuldade, para  isso a importância do dialogo após feitas a leituras nesta conversa se descobre valores, que muitas das vezes são esquecida dentro de casa. Ministério da Educação confirma a importância do dialogo dizendo:

Como a capacidade de compreensão não vem automaticamente, nem plenamente desenvolvida, precisa ser
exercitada e ampliada em diversas atividades, que podem ser realizadas antes mesmo que as crianças tenham aprendido
a decodificar o sistema de escrita. O professor contribui para o desenvolvimento dessa capacidade dos alunos quando:
a) lê em voz alta e comenta ou discute com eles os conteúdos e usos dos textos lidos; b) proporciona a eles familiaridade
com gêneros textuais diversos (histórias, poemas, trovas, canções, parlendas, listas, agendas, propagandas, notícias,
cartazes, receitas culinárias, instruções de jogos, regulamentos etc.), lendo para eles em voz alta ou pedindo-lhes leitura
autônoma; c) aborda as características gerais desses gêneros (do que eles costumam tratar, como costumam se organizar,
que recursos lingüísticos costumam usar); e, d) instiga os alunos a prestarem atenção e explicarem os ‘não ditos’ do
texto, a descobrirem e explicarem os porquês, a explicitarem as relações entre o texto e seu título.(2006,p.21).
 Leitura é uma experiência cotidiana, e pessoal de cada um,  capaz de capacitar o ser humano para o convívio social e cultural, antigamente  formar leitores era privilégio para poucos, hoje a oportunidade é bem maior. Saber ler é possuir meios para uma educação com mais oportunidade essa é uma das formas encontradas para a conquista da autonomia, a leitura é a interação com o mundo capacitando para fazer diferentes tipos de leitura seja ela visual, labial, até mesmo o contato com as mãos assim estará criando formas de aprender e compreender o mundo.
Segundo MARTINS:
aprender a ler significa também aprender a ler o mundo dos Sentidos a ele e a nós próprios, o que, mal ou bem, fazemos mesmo sem ser ensinados. A função do educando não seria precisamente a de ensinar a ler, mas a de criar condições para o educando realizar a sua própria aprendizagem conforme seus próprios interesses, necessidades, fantasia, segundo as duvidas e exigências que a realidade lhe apresenta. ,(1990,p.34)

Leitura é a organização de pensamento, a importância no hábito de leitura na sala abre caminhos para a aprendizagem da língua escrita, desenvolver atividades com vários textos como: adivinhas, cantigas de roda parlendas, quadrinhas e trava-líguas são atividades que devem ser desenvolvida com os alunos, promovendo uma aprendizagem específica e definida, devendo ser seqüenciada onde os alunos participem e tenha oportunidade de pensar.utilizando os diferentes meios de resolver seus problemas.
Quando se cria condições para desenvolver os diferentes gêneros de leituras de textos para os alunos, é uma forma de ampliar o repertório da criança, essa atividade de leitura deve ser diária, para os alunos é preciso que eles tenham um contato com textos, para que possam se conhecer melhor, alguns textos podem ser lidos juntos, outros professor e alunos, textos como as adivinhas, parlendas ou trava-língua. Pode ser escritos em cartazes, todos lêem juntos, leitura compartilhada, prazerosa e significativa. De acordo com Pró-letramento (2008, p.23). “É importante que, na sala de aula, a leitura e a escrita não sejam atividades secundárias, que não ocupem apenas o tempo que sobrou no finalzinho da aula. Leitura e escrita precisam ser planejadas, como atividades cotidiana.”
Como uma viagem inesquecível a leitura fica no pensamento provocando um sentimento de prazer, uma sensação de bem estar consigo e com o mundo, é preciso que a sensação de prazer seja adubada e cultivado criando as práticas de leitura no dia a  dia é uma forma de sentir presente os vários tipos de lembranças, seja boas ou ruins,as antigas histórias contadas pelos familiares,são as mais constante no pensamento,os pais devem ser exemplos de leitores para seus filhos, crianças que vêem seus pais lendo sentem mais interesse em ler pois  o motivo que as levam a querer ler não é só o incentivo da escola, mas também dos pais.
O prazer pelo ato de ler é transformado em informação,a aquisição de novo conhecimento que se aprende, é fruto de uma árvore adubada, as palavras lidas de um texto fica  no pensamento e flutua nas veias e nasce no imaginário da pessoa que Le, então a criança e o adulto devem estar reaprendendo a ler a cada vez que pega um livro diferente para ler,a reação de uma história no pensamento é a capacidade que temo de reinventar  a leitura, as palavras que é lida tem um poder de comunicação por isso a seqüencia de uma leitura tem sua relação e o significado final, resultado de um esforço e estimulo de bom senso e boa vontade de ver o resultado.
A leitura das palavras faz o leitor viajar no tempo, no espaço diferente, ler é interrogar as palavras, é ter um pé na frente e outro atrás, é ampliar seus significados, e neste contato com a história, a sensação de prazer e conforto, o resultado de um esforço em aprender a imaginar, à recontar uma nova história para o outro, discutir idéias.
Nas palavras de Yunes:

A relação entre ler e prazer tem sido, nos últimos anos, valorizada, depois de décadas em que se falou na necessidade de criar o hábito de leitura, como se bastasse automatizar um gesto pela repetição e executá-la sem maior atenção, como quem dirigindo um carro, aperta pedais e passa marchas. A questão, no entanto, e de outra ordem prazer – a psicanálise nos ensina – é um estado de satisfação do desejo em estar ainda que temporário, ainda que efêmero. A tendência humana, entretanto é buscar repetir essas experiências em compensação pelas situações repressivas, amargas, que demoramos mais a esquecer: Mas demoramos também a de esquecer-se das coisas belas e fortes que nos impactam na leitura, por exemplo, da publicidade ao romance. (2009 p.56)

Leitura é a chave para a convivência social. A transformação da sociedade hoje exige uma redefinição das práticas sociais, exige fazer o uso constante da leitura, o universo possibilita diferentes leituras que abrem caminhos para várias possibilidades de leitura. Mesmo que a criança entre na escola sem saber ler, mas ele já possui uma bagagem, de leitura de mundo, uma pessoa letrada, pronta para ser moldada. É imprescindível a busca de resgatar as funções e usos sociais da leitura na escola e na sala, assim garantem alcançar seus objetivos para o processo de estimulo ao uso e hábito de leitura.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluímos que a importância da Leitura é capaz de levar o individuo para o sucesso futuro. Na sua capacidade de pensar e agir quem tem o hábito de ler torna-se um ser capaz de produzir idéias e criar situações. Assim um primeiro ponto a ser destacado é que a leitura é alvo de destaque para o ensino aprendizado na escola, sensibilizando e promovendo o aluno ela proporciona prazer e segurança. As práticas diferenciadas nas aulas de leitura planejadas demonstrando carinho e atenção pelo professor.
Apontamos a importância que é o papel da pessoa designada a fazer a leitura, na hora da sala de leitura e na sala de aula, a postura do professor, para esse momento tão esperado pelos alunos, de maneira mais atraente e gostosa o contador de história desenvolve um personagem, capaz de formar outros contadores de história,
Um segundo ponto a ser destacado é a importância de uma biblioteca na escola um lugar propicia para esse momento maravilhoso que a leitura acreditando no seu aluno, nos seus sonhos, dando oportunidade de ler em, um ambiente confortável e legal para o momento esse que é a leitura. A preocupação em incentivar os alunos nas escolas falando sempre que Ler é fundamental, principalmente quando ele é valorizado. Vêem-se hoje milhares de pessoas que não conseguem se comunicar sente dificuldades com a linguagem, até mesmo em fazer uma leitura oral. Por isso a preocupação  em saber se a escola realmente está atenta as práticas de leitura na escola, se elas estão desenvolvendo um trabalho equilibrado com seus alunos dando a eles a oportunidade de estarem em contato com livros, e ouvindo alguém ler. Leitura uma prática cotidiana, que deve sim estar em primeiro lugar na escola.

Bibliografia

CARVALHO,Maria Angélica Freire,MENDONÇA,Rosa Helena,Práticas de Leitura e Escrita.Brasília:Ministério da Educação,2006
FREIRE,Paulo,A Importância do ato de ler.São Paulo:Ed.50ª,Cortez,2009
Biblioteca escola e a leitura.Disponível em:<http:/www.revista.acbsc.org.br>.Acesso em:02 Outubro de 2008.
LENER,Delia, Programa de Alfabetização de Professores Alfabetizadores.É possível ler na escola.Mec,2001.
LUGLE,Andréia Maria Cavaminami,Fundamentação do Trabalho Pedagogico na Educação infantil:Fundamentos e Metodologias do Ensino da Linguagem Oral e escrita.Londrina:Ed.Unopar.2008 
MARTINS, Maria Helena.O que é leitura.São Paulo:brasiliense,1990
OFICIO DO PROFESSOR,Programa de Aprendizagem para professores dos anos iniciais da educação Básica.Aprender mais para ensinar melhor.Leitura e Escrita.Abril.ed.3ª,2002
PRÓ-LETRAMENTO:Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/séries iniciais do Ensino Fundamental:alfabetização e linguagem.-ed.rev. ampl.incluindo SAEB/Prova Brasil matriz de referência/secretaria de Educação Básica - Brasília:Ministério da Educação, secretaria de Educação Básica,2008.364p       
TERRA,Ernani,Linguagem,língua e fala.São Paulo:Ed.Scipcione,Ed.1ª.1997.
YUNES,Eliane,Tecendo um Leitor uma rede de fios cruzados.Curitiba:ed.47ª;Aynará,2009.



[1] Este artigo foi elaborado para obtenção do título de Pós-Graduação de Psicopedagogia Clinica e Institucional, pela Universidade de Pimenta Bueno,(FASP),Faculdade de São Paulo.
[2] Graduada em Pedagogia, pela Universidade UNOPARVIRTUAL de Londrina PR - Faculdade de Rolim de Moura - RO

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