Fabiana Rocha de Brito 1
A IMPORTÂCIA DA ESCOLA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
Fabiana Rocha de Brito 1
RESUMO: Este artigo tem a finalidade de analisar a importância das práticas de leitura nas
escolas, observando quais são as maneiras de criar situações que favoreça o hábitos de leitura,
como conscientizar os alunos a despertar o prazer pelo ato de ler .Por isso faz-se necessário
pensar no real significado do termo leitura uma prática constante na vida do ser, e dentro do
ambiente escolar. . O objetivo é de valorizar as diferentes formas de ler, conscientizar sobre a
importância do hábito de leitura na escola destacando a biblioteca um centro de ensino e
aprendizado que a escola adota para o sucesso de incentivo as práticas de leitura. A metodologia
utiliza: pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo quantitativa através de aplicação de
questionários, para melhor analise. O resultado demonstra que a leitura é um meio encontrado
para melhorar a alto-estima, desenvolve o ensino aprendizado dos alunos, formando cidadãos
críticos, capaz de transformar a realidade.
ABSTRACT: Este artigo tem a finalidade de analisar a importância das práticas de leitura nas
escolas, observando quais são as maneiras de criar situações que favoreça o hábitos de leitura,
como conscientizar os alunos a despertar o prazer pelo ato de ler .Por isso faz-se necessário
pensar no real significado do termo leitura uma prática constante na vida do ser, e dentro do
ambiente escolar. . O objetivo é de valorizar as diferentes formas de ler, conscientizar sobre a
importância do hábito de leitura na escola destacando a biblioteca um centro de ensino e
aprendizado que a escola adota para o sucesso de incentivo as práticas de leitura. A metodologia
utiliza: pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo quantitativa através de aplicação de
questionários, para melhor analise. O resultado demonstra que a leitura é um meio encontrado
para melhorar a alto-estima, desenvolve o ensino aprendizado dos alunos, formando cidadãos
críticos, capaz de transformar a realidade.
1 Este artigo foi elaborado para obtenção do título de Pós-Graduação de Psicopedagogia Clinica e Institucional, pela
Universidade de Pimenta Bueno,(FASP),Faculdade de São Paulo.
2 Graduada em Pedagogia, pela Universidade UNOPARVIRTUAL de Londrina PR - Faculdade de Rolim de Moura
- RO
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PALAVRAS-CHAVE: 1. Incentivo a leitura 2. Biblioteca escolar 3. Hábito e prazer
INTRODUÇÃO
Pensando na dificuldade que milhares de pessoas que tem em leitura, e no medo que
elas tem em se comunicar, tendo pesadelos e a baixa alta estima, este texto chegou para
resgatar,e dizer da importância que é a leitura na sociedade, proporcionando ao individuo que ele
seja um defensor dos seus direitos e deveres na sociedade. Mas do que prazer, ela é capaz de
receber e levar informações tendo uma visão melhor no que acontece ao seu redor.
Pensando e vivenciando momentos de leitura, constata-se que a leitura é o centro de
tudo para o processo de crescimento e desenvolvimento do individuo que pensa e fala, muitas
pessoas sentem dificuldades em ler com isso não gostam de ouvir e nem falar deste assunto,
“hábito de leitura”, por falta de um incentivo elas se acomodam e se fecham para o mundo. Por
isso que as práticas e o hábito de leitura devem ser introduzidos e incentivados pelas escolas,
desde cedo na educação infantil, os pais devem ter essa consciência para desenvolver em seus
filhos gosto por leitura. Escola enquanto mediadora e promovedora do ensino aprendizagem
devem proporcionar momentos que favoreçam a leitura em uma prática diferenciada que favoreça
o bem estar de seus alunos, dando valor á leitura,utilizando vários gêneros, técnicas de como
chamar a sua atenção, assim não se esquecendo dos mais jovens e adultos, capazes de ser pessoas
críticas na sociedade,sem medo de expor suas idéias e respeitando a opinião do outro.
Os objetivos gerais deste estudo constitui no incentivo que deve ser dado as práticas
de leitura, principalmente dentro da escola, através do estimulo ,a sensibilidade,criatividade para
o sucesso deste hábito, que é a leitura.O professor junto com a escola deve conhecer os alunos,
seus níveis de dificuldades perante as letras a necessidade de ajuda para melhor compreensão,
momento sublime que deve ser preservado para o aluno, um meio encontrado para o mundo da
fantasia.
Constatamos que a leitura é um meio de prazer e ensino para alunos,para o
desenvolvimento do ser e suas competência, a elaboração do ambiente para leitura deve ser
arejado luminoso e sem duvida; um ambiente agradável aos olhares de quem por ali passa. Na
sala o professor também deve ter um cantinho reservado para o momento de leitura, após o conto
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da história, o momento de conversação, um dialoga sobre a história contada é indispensável. As
crianças ficam na expectativa em ouvir a história por isso que é dado muito valor a pessoa a
pessoa que conta a história, e está deve ter uma boa entonação dando vida aos personagens do
livro, acompanhando as faces de leitura dos alunos obedecendo, o ritmo de cada um sendo
atraente e animado ao ler , divertido quem escuta.
Com intenção de construir e conscientizar, este trabalho vem auxiliando para que
cada vez mais estejamos conscientes da prática de leitura na escola,trazendo reflexões que ira
ajudar para o processo de leitura, auxiliando pessoas a adotar a leitura como alto-ajuda.
MUNDO DA LEITURA
Algo tão simples, mas que exige ter uma estrutura bem feita para ser desenvolvido,
quando se fala em leitura, sabendo deste bem tão precioso que existe,e ainda existe pessoas que
tem medo das letras, medo de ler em publico, até mesmo ler para si próprio, pensando que nunca
ira precisar da leitura elas se acomodam esquecendo da existência dos mais diferentes livros,
expostos em bibliotecas, e lojas para serem vendidos, neles estão escritos tesouros que podem
transformar vidas. Um desafio para quem deseja ler é vencer as barreiras da timidez e do medo
que as cerca, então escolas estão tentando mudar este tabu que muitos têm. Já bem cedo a criança
na escola e levada a ter contato com livros, ouvindo elas ficam em silencio enquanto alguém Le,
lindas aventuras de Bambi, Pinóquio, Bela e a Fera, já bem cedo ela passa a ter contato com um
mundo diferente e animado, mundo da leitura¸ uma atividade prática e desafiadora que provoca o
ensino deixando ficar atraente. Ler é decodificar e traduzir um conjunto de idéias e significados
que está na história, é viver o momento dentro do livro, torna parte do personagem principal do
texto. ”Ler é adentrar mundos possíveis. É questionar a realidade para compreendê-la melhor, é
distanciar-se do texto e assumir uma postura crítica...” (Delia Lener, pag.1 ano 2001
Ao falar em diferentes formas de leitura pensamos no jornal que chega toda manhã na
casa ou lojas das pessoas assinantes, aquele jornal que encontramos em cima da mesa do
consultório, onde um e outro passa por ali mesmo sem ler, folheia fazendo sua leitura visual; a
revista que muitas das vezes está por ali,sendo lido por alguém, principalmente aquelas que falam
de modas, outras de jogo e assim assuntos que agradam a todos,o folheto de propaganda
entregues em nossa casa, assim conferimos os preços sem sair de casa, a leitura da bíblia que a
mamãe gosta de ler antes de dormir, aquela história que a professora conta todos os dias, uma
diferente da outra,uma mais legal, outra menos interessante assim, acontece o incentivo a leitura
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que muitas vezes não se dão valor. Nas palavras de Martins (1990, p.7) ”Falando em leitura,
podemos ter em mente alguém lendo jornal, revista, folheto, mas o mais comum é pensarmos em
leitura de livros”.
Com aquisição de prazer e lazer a leitura traz conhecimento e fortalecimento a cultural,
melhorando o convívio social. História da vida de um menino relata momentos de sua vida, em
que ele passou a fazer parte de um mundo diferente que é o contato com livros e coisas
interessante de momentos vividos que não volta, mas que fica na memória sendo relembrado. A
primeira infância na escola o contato com as coisas diferentes as formas de ler o mundo nesta
face que se encontrava, já tão cedo acreditando que algo mais está por chegar e adentrar na sua
vida. Em um primeiro momento seu fascínio em pegar livros folhear, fazer a leitura das imagens
apalpar revistas, se via encantado com aqueles papeis, tão grande perto de suas mãos tão
pequeninas, à uma folha de livro, fazendo sua leitura de mundo ele brincava de montar e
desmontas brinquedos, tirava e colocava de volta as coisas do lugar, a facilidade de ficar
apalpando coisas até descobrir algo diferente, o desfecho em tirar um pequeno parafuso de difícil
acesso. A face escolar levou a despertar ainda mais esta relação com os livros e o mundo
imaginário, mesmo a escola não tendo uma sala especial só para leitura, sua professora lia
histórias, quando chegava a casa recontava a história produzindo seus personagens, começava
então a querer também livros diferentes para que alguém lhe lese, passando a comprar pequenos
livro que fosse barato, mas de uma boa leitura, sendo ela de imagem ou texto, daí em diante toda
noite uma história era lida, lembro-me bem, de uma historinha que li por mais de três vezes,sendo
pedido dele. Para uma criança de 5 anos ler as palavras teria que está alfabetizado,existe barreiras
a serem vencidas, pois pra tudo tem-se um tempo. Começou a ficar nervoso em casa, sua
professora disse que teria que já estar lendo, pra ele foi difícil ouvir a responsabilidade, pois ele
não entendia, aos pouco fui conversando com ele, dizendo que no próximo ano que ele fosse
estudar em outra escola, maior ele iria aprender a ler, por enquanto outras pessoas lêem para você
ouvir, ou você olha os desenhos do livro e produz sua própria história. Aos 7 anos escuto sua voz
suave e tremula, lendo pequenos trechos, no primeiro semestre duas vezes por semana ele fez
reforço para melhorar, professora ficou muito feliz com o desempenho, uma criança esforçada e
dedicada, venceu as expectativas, não precisa ir mais para o reforço. Por onde passa, quer ler o
que está escrito, ele fica feliz com ele mesmo. Na sala de aula a professora fez o cantinho da
leitura para seus alunos, o aluno que termina a tarefa vai lá e pega um livro do seu agrado para
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ler, assim as atividades fica melhor para quem ainda não terminou, terminar sossegado, eles já
sabe que isso é regra da sala, assim todos gostam e participam pegando seu livrinho para ler, não
precisa nem a professora pedir para pegar eles mesmo vão lá e pega o livro que pretende ler, para
as práticas de leituras também a professora utiliza a leitura na frente da sala com pequenos textos
e lista de palavras, no inicio nem todos queriam ir na frente da sala ler, aos poucos a professora
foi desenvolvendo, primeiro aqueles que querem fazer a leitura na frente para os colegas, aos
poucos, quem não queria começou a se interessar ao ver o amigo ir ler, hoje ela diz que o
objetivo foi alcançado, fazem fila para ver quem vai primeiro, isso é ótimo para eles.
A escola por sua vez desenvolve um trabalho muito bom, o ambiente que de leitura para
as crianças na escola encanta a todos. Um ambiente climatizado e organizado para receber as
crianças no dia da leitura, ele fala desta sala com muito entusiasmo, às vezes ele pede para trazer
livros para casa, quando não consegue ler ele olha as figuras e conta a sua história imaginária,
depois pede para ler vê se é o que ele contou. Aos poucos a leitura vai se deslanchando em seus
lábios, seu dialogo com as pessoas fica ainda melhor.
De acordo com RCNs (apud,LUGLE2008,P.170)
É comum as crianças pedirem que contemos a mesma história diversas vezes. E a cada
momento se maravilha com os episódios, mesmo que já os tenha memorizado.
Parafraseando os RCNs (BRASIL, 1998) ,as crianças ao ouvirem as histórias constroem
um saber sobre a linguagem escrita, percebendo que na escrita as palavras permanecem e
é possível retomá-las.”
Segundo Lugle ( apud RCNs,1998,p.143) “A leitura de histórias é um momento em
que a criança pode conhecer a forma de viver, pensar, agir e o universo de valores, costumes e
comportamentos de outras culturas situadas em outros tempos e lugares que não o seu.”
O sentido da leitura acontece de diferentes formas, uma delas, é a aquisição de
aprendizagem e outra é o sentimento prazeroso. O professor na escola deve acompanhar seus
alunos lembrando e utilizando a leitura, para desenvolver outras atividades de ensino, ler não é
deixa passar despercebido, mas desempenhar um papel importante na leitura de conhecimento,
tendo um propósito. Ter por algum motivo interesse em fazer dessa leitura um significado capaz
de superar as barreiras e alcançar o prazer de ver o mundo de um jeito diferente através das
diferentes práticas de leitura. Existe um interesse na leitura que não damos valor, mas a usamos
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sem perceber que estamos lendo. “... ler para buscar determinadas informações necessárias por
algum motivo (o endereço de alguém, o significado de uma palavra etc.);ler pelo prazer de
ingressar em outro mundo possível...”(Delia Lener,pag.8 ano 2001)
COMPROMISSO DA ESCOLA PARA FORMAR LEITORES
A escola tem por responsabilidade proporcionar condições de conhecimento por meio
da pesquisa, incentivando os alunos a terem contato com diferentes livros, pensando na formação
de futuros leitores, a escolar tem que colocar a leitura como prioridade escolar, pensar em uma
sala apropriada e bem equipada com materiais de leitura com ótimas condições para o contato,
com padrão que atenda aos leitores, livros de qualidade e com histórias que levem a pensar, que
tudo é possível através da leitura na escola a Biblioteca escolar deve ser um lugar acolhedor, e
com apoio da família na escola torna melhor o incentivo da organização deste local de leitura.
A biblioteca assume uma função de Excelência, dentro da escola, o estimulo a leitura
deve ser conscientizado e instigado lembrando-se da função que a escola tem em elaborar
projetos para o crescimento do hábito de leitura, é gratificante para os alunos pais e professores
saber que a escola ajuda neste processo de formação, um lugar atraente, e capaz de ajudar pessoas
a desenvolver a imaginação e senso crítico, descobrindo seus, próprios gosto a leitura, tendo
contato com diferentes tipos de textos, auxiliando alunos a se encontrarem no mundo de escolha
de livros. Mais que um centro da aprendizagem, a biblioteca precisa ser vista dentro de um
núcleo pedagógico apoiado pela escola, não como um saco pesado difícil de carregar. Segundo
Fernandes:
...a responsabilidade pela inclusão de livros no dia-a-dia das crianças é da família num
primeiro momento, depois da préescola,das bibliotecas Escolares e das bibliotecas
públicas. Os jardins de infância deverão contar com bibliotecas constituídas de livros
atrativos e de contos, desenvolvendo atividades integradas ao processo pedagógico,
visando atrair a atenção da criança para o livro, familiarizar-la com o livro, enriquecer
seu vocabulário, formar o futuro leitor. (apud. HILLESHEIN, FACHIN, 2008,
p.4)
Resgatar o sentido da leitura, para aquisição da linguagem, envolvendo leitor e texto
no processo de leitura, contribuindo para o dialogo do leitor em expressar sozinho suas idéias. O
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momento de leitura diária, na escola deve ser feita por pessoas que tem prática na leitura assim
quem escuta sente segurança e interesse em ler, com ritmo, a pessoa solicitada para contar
história tanto ele o professor da sala ou alguém indicado a cuidar do ambiente de leitura, deve ter
uma boa entoação e sonoridade as leituras, ler com clareza e entendimento demonstrando gosto
pelo ato de ler . Um excelente contador de história deve ser uma pessoa expressiva e desinibida,
para poder soltar a imaginação na hora da leitura para os alunos, planejar o cenário e soltar a voz
exige talento e boa vontade acima de amor pelo que faz. Para as crianças menores é preciso que a
contadora de história aproxime-se ainda mais estes pequenos leitores, pois são os mais
interessados, com olhar e ouvidos atentos lêem e escuta com atenção. Segundo o Oficio do
Professor:
Para que a leitura seja estimulante, o texto precisa ser bem lido. Se achar necessário,
ensaie a leitura. Ao ler para a classe, mantenha um ritmo que permita aos alunos
acompanharem o sentido do texto que está sendo lido. Não corra demais, não engula
palavras nem leia mecanicamente. Capriche na entonação: pontos de interrogação, de
exclamação e reticências são recurso para cativar leitores e ouvintes.
São as pequenas fabulas que proporciona a criança o desenvolvimento do imaginário,
a leitura é capaz de resgatar sonhos e desejos, ela mostra o sentido do texto, revelando a eles as
várias linguagens, envolvendo eles ao texto possibilitando o dialogo, surgindo a expressão
individual sobre o texto, assim a leitura torna a realidade da vida do ouvinte, para os iniciantes
ouvintes, pode ser lido livros pequenos com textos de 2 ou 3 frases as ilustrações ocupando mais
lugar, observar se o texto que leu é um texto original, evitando texto adaptados, cuidando para
que as adaptações não tirem o sentido da leitura, original, observar no aspecto lingüístico do
texto, se está ao nível dos alunos, para melhor entender, estar atento aos alunos com níveis de
dificuldade, para isso a importância do dialogo após feitas a leituras nesta conversa se descobre
valores, que muitas das vezes são esquecida dentro de casa. Ministério da Educação confirma a
importância do dialogo dizendo:
Como a capacidade de compreensão não vem automaticamente, nem plenamente
desenvolvida, precisa ser
exercitada e ampliada em diversas atividades, que podem ser realizadas antes mesmo
que as crianças tenham aprendido
a decodificar o sistema de escrita. O professor contribui para o desenvolvimento dessa
capacidade dos alunos quando:
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a) lê em voz alta e comenta ou discute com eles os conteúdos e usos dos textos lidos; b)
proporciona a eles familiaridade
com gêneros textuais diversos (histórias, poemas, trovas, canções, parlendas, listas,
agendas, propagandas, notícias,
cartazes, receitas culinárias, instruções de jogos, regulamentos etc.), lendo para eles em
voz alta ou pedindo-lhes leitura
autônoma; c) aborda as características gerais desses gêneros (do que eles costumam
tratar, como costumam se organizar,
que recursos lingüísticos costumam usar); e, d) instiga os alunos a prestarem
atenção e explicarem os ‘não ditos’ do
texto, a descobrirem e explicarem os porquês, a explicitarem as relações entre
o texto e seu título.(2006,p.21).
Leitura é uma experiência cotidiana, e pessoal de cada um, capaz de capacitar
o ser humano para o convívio social e cultural, antigamente formar leitores era
privilégio para poucos, hoje a oportunidade é bem maior. Saber ler é possuir meios para
uma educação com mais oportunidade essa é uma das formas encontradas para a
conquista da autonomia, a leitura é a interação com o mundo capacitando para fazer
diferentes tipos de leitura seja ela visual, labial, até mesmo o contato com as mãos
assim estará criando formas de aprender e compreender o mundo.
Segundo MARTINS:
aprender a ler significa também aprender a ler o mundo dos Sentidos a ele e a nós
próprios, o que, mal ou bem, fazemos mesmo sem ser ensinados. A função do educando
não seria precisamente a de ensinar a ler, mas a de criar condições para o educando
realizar a sua própria aprendizagem conforme seus próprios interesses, necessidades,
fantasia, segundo as duvidas e exigências que a realidade lhe apresenta. ,(1990,p.34)
Leitura é a organização de pensamento, a importância no hábito de leitura na sala
abre caminhos para a aprendizagem da língua escrita, desenvolver atividades com vários textos
como: adivinhas, cantigas de roda parlendas, quadrinhas e trava-líguas são atividades que devem
ser desenvolvida com os alunos, promovendo uma aprendizagem específica e definida, devendo
ser seqüenciada onde os alunos participem e tenha oportunidade de pensar.utilizando os
diferentes meios de resolver seus problemas.
Quando se cria condições para desenvolver os diferentes gêneros de leituras de textos
para os alunos, é uma forma de ampliar o repertório da criança, essa atividade de leitura deve ser
diária, para os alunos é preciso que eles tenham um contato com textos, para que possam se
conhecer melhor, alguns textos podem ser lidos juntos, outros professor e alunos, textos como as
adivinhas, parlendas ou trava-língua. Pode ser escritos em cartazes, todos lêem juntos, leitura
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compartilhada, prazerosa e significativa. De acordo com Pró-letramento (2008, p.23). “É
importante que, na sala de aula, a leitura e a escrita não sejam atividades secundárias, que não
ocupem apenas o tempo que sobrou no finalzinho da aula. Leitura e escrita precisam ser
planejadas, como atividades cotidiana.”
Como uma viagem inesquecível a leitura fica no pensamento provocando um
sentimento de prazer, uma sensação de bem estar consigo e com o mundo, é preciso que a
sensação de prazer seja adubada e cultivado criando as práticas de leitura no dia a dia é uma
forma de sentir presente os vários tipos de lembranças, seja boas ou ruins,as antigas histórias
contadas pelos familiares,são as mais constante no pensamento,os pais devem ser exemplos de
leitores para seus filhos, crianças que vêem seus pais lendo sentem mais interesse em ler pois o
motivo que as levam a querer ler não é só o incentivo da escola, mas também dos pais.
O prazer pelo ato de ler é transformado em informação,a aquisição de novo
conhecimento que se aprende, é fruto de uma árvore adubada, as palavras lidas de um texto fica
no pensamento e flutua nas veias e nasce no imaginário da pessoa que Le, então a criança e o
adulto devem estar reaprendendo a ler a cada vez que pega um livro diferente para ler,a reação de
uma história no pensamento é a capacidade que temo de reinventar a leitura, as palavras que é
lida tem um poder de comunicação por isso a seqüencia de uma leitura tem sua relação e o
significado final, resultado de um esforço e estimulo de bom senso e boa vontade de ver o
resultado.
A leitura das palavras faz o leitor viajar no tempo, no espaço diferente, ler é
interrogar as palavras, é ter um pé na frente e outro atrás, é ampliar seus significados, e neste
contato com a história, a sensação de prazer e conforto, o resultado de um esforço em aprender a
imaginar, à recontar uma nova história para o outro, discutir idéias.
Nas palavras de Yunes:
A relação entre ler e prazer tem sido, nos últimos anos, valorizada, depois de décadas em
que se falou na necessidade de criar o hábito de leitura, como se bastasse automatizar um
gesto pela repetição e executá-la sem maior atenção, como quem dirigindo um carro,
aperta pedais e passa marchas. A questão, no entanto, e de outra ordem prazer – a
psicanálise nos ensina – é um estado de satisfação do desejo em estar ainda que
temporário, ainda que efêmero. A tendência humana, entretanto é buscar repetir essas
experiências em compensação pelas situações repressivas, amargas, que demoramos
mais a esquecer: Mas demoramos também a de esquecer-se das coisas belas e fortes que
nos impactam na leitura, por exemplo, da publicidade ao romance. (2009 p.56)
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Leitura é a chave para a convivência social. A transformação da sociedade hoje exige uma
redefinição das práticas sociais, exige fazer o uso constante da leitura, o universo possibilita
diferentes leituras que abrem caminhos para várias possibilidades de leitura. Mesmo que a
criança entre na escola sem saber ler, mas ele já possui uma bagagem, de leitura de mundo, uma
pessoa letrada, pronta para ser moldada. É imprescindível a busca de resgatar as funções e usos
sociais da leitura na escola e na sala, assim garantem alcançar seus objetivos para o processo de
estimulo ao uso e hábito de leitura.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluímos que a importância da Leitura é capaz de levar o individuo para o sucesso
futuro. Na sua capacidade de pensar e agir quem tem o hábito de ler torna-se um ser capaz de
produzir idéias e criar situações. Assim um primeiro ponto a ser destacado é que a leitura é alvo
de destaque para o ensino aprendizado na escola, sensibilizando e promovendo o aluno ela
proporciona prazer e segurança. As práticas diferenciadas nas aulas de leitura planejadas
demonstrando carinho e atenção pelo professor.
Apontamos a importância que é o papel da pessoa designada a fazer a leitura, na hora da
sala de leitura e na sala de aula, a postura do professor, para esse momento tão esperado pelos
alunos, de maneira mais atraente e gostosa o contador de história desenvolve um personagem,
capaz de formar outros contadores de história,
Um segundo ponto a ser destacado é a importância de uma biblioteca na escola um lugar
propicia para esse momento maravilhoso que a leitura acreditando no seu aluno, nos seus sonhos,
dando oportunidade de ler em, um ambiente confortável e legal para o momento esse que é a
leitura. A preocupação em incentivar os alunos nas escolas falando sempre que Ler é
fundamental, principalmente quando ele é valorizado. Vêem-se hoje milhares de pessoas que não
conseguem se comunicar sente dificuldades com a linguagem, até mesmo em fazer uma leitura
oral. Por isso a preocupação em saber se a escola realmente está atenta as práticas de leitura na
escola, se elas estão desenvolvendo um trabalho equilibrado com seus alunos dando a eles a
oportunidade de estarem em contato com livros, e ouvindo alguém ler. Leitura uma prática
cotidiana, que deve sim estar em primeiro lugar na escola.
Bibliografia
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CARVALHO,Maria Angélica Freire,MENDONÇA,Rosa Helena,Práticas de Leitura e
Escrita.Brasília:Ministério da Educação,2006
FREIRE,Paulo,A Importância do ato de ler.São Paulo:Ed.50ª,Cortez,2009
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Outubro de 2008.
LENER,Delia, Programa de Alfabetização de Professores Alfabetizadores.É possível ler na
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LUGLE,Andréia Maria Cavaminami,Fundamentação do Trabalho Pedagogico na Educação
infantil:Fundamentos e Metodologias do Ensino da Linguagem Oral e
escrita.Londrina:Ed.Unopar.2008
MARTINS, Maria Helena.O que é leitura.São Paulo:brasiliense,1990
OFICIO DO PROFESSOR,Programa de Aprendizagem para professores dos anos iniciais da
educação Básica.Aprender mais para ensinar melhor.Leitura e Escrita.Abril.ed.3ª,2002
PRÓ-LETRAMENTO:Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/séries
iniciais do Ensino Fundamental:alfabetização e linguagem.-ed.rev. ampl.incluindo SAEB/Prova
Brasil matriz de referência/secretaria de Educação Básica - Brasília:Ministério da Educação,
secretaria de Educação Básica,2008.364p
TERRA,Ernani,Linguagem,língua e fala.São Paulo:Ed.Scipcione,Ed.1ª.1997.
YUNES,Eliane,Tecendo um Leitor uma rede de fios cruzados.Curitiba:ed.47ª;Aynará,2009.
Este artigo foi elaborado para obtenção do título de Pós-Graduação de Psicopedagogia Clinica e Institucional, pela Universidade de Pimenta Bueno,(FASP),Faculdade de São Paulo. Graduada em Pedagogia, pela Universidade UNOPARVIRTUAL de Londrina PR - Faculdade de Rolim de Moura - RO
Orientadora: Maria de Fatima

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