segunda-feira, 18 de janeiro de 2021
Tudo é um milagre. Seja feliz.
Conhecendo um pouco da Hipnoterapia
Muitos problemas vivenciados são causados por eventos do passado dos
quais muitas vezes nem lembramos. O papel do hipnoterapeuta é identificar
esses eventos causadores e ajudar o cliente a confrontá-los, para que o
transtorno possa ser tratado com eficácia e o indivíduo possa ter sua
qualidade de vida de volta.
Normalmente, os resultados alcançados com a hipnoterapia são mais
efetivos e rápidos que com outros métodos convencionais. Isso ocorre
porque a hipnose clínica alcança a mente subconsciente do indivíduo e
trata o transtorno direto em sua origem.
Fonte:https://omnihypnosis.com.br/hipnoterapia-omni/
quinta-feira, 12 de novembro de 2020
Quem é o Psicopedagogo -
Quando devo procurar o Psicopedagogo? Quando é indicado esse profissional?
Os problemas de aprendizagem preocupam pais, professores e todos que estão envolvidos no processo educacional, o baixo rendimento escolar e as notas baixas podem ter muitos motivos.
Podem ocorrer tanto no início como durante o período escolar surgindo em situações diferentes para cada aluno, o que requer uma investigação no campo em que eles se manifestam.
Os estudos sobre o número de pessoas que apresentam dificuldades de aprendizagem e suas características nem sempre são muito confiáveis, contudo existe certo acordo quanto à porcentagem de pessoas com problemas na aprendizagem.
Segundo o Ministério da Educação (MEC) cerca de 5% da população escolar em 2014 apresentaram problemas de aprendizagem e para os pesquisadores Marchesi, Coll, Palácios (2004) entre 2% e 4% da população escolar (dos quais se estima que 80% são do sexo masculino).
Diante desses dados, podemos concluir que é um número de pessoas suficiente grande para que seja aconselhável tomar medidas estruturais de prevenção e diagnóstico precoces, ou, na falta disso, de intervenção psicopedagógica específica que remedeie as dificuldades de aprendizagem.
Geralmente as crianças e adolescentes atendidos no consultório são encaminhados pela escola (professores e coordenadores pedagógicos) que observaram as dificuldades de aprendizagem de seus alunos em sala de aula.
São diversos os aspectos do desenvolvimento psicológico das pessoas que apresentam dificuldades de aprendizagem, esses podem estar relacionados com a falta de atenção, concentração, memória e na produção espontânea e eficaz de estratégias de aprendizagem.
Essas dificuldades ao longo do tempo podem ocasionar autoestima baixa, depressão, sentimento de menos-valia e até mesmo isolamento, uma vez que a criança não interage com adultos e crianças da mesma idade.
Para entender as dificuldades de aprendizagem dos alunos (criança, adolescente e adulto) é necessário realizar uma avaliação psicopedagógica ou diagnóstico psicopedagógico que consiste em um processo observador e investigativo, que por meio da coleta e análise de informações relevantes do sujeito, através de jogos, leituras, técnicas de diagnóstico e também investigação da vida escolar junto aos educadores, através desses instrumentos é possível verificar os vários elementos que influenciam no processo de ensino e aprendizagem do mesmo.
Para Rubinstein (1996), o diagnóstico psicopedagógico pode ser comparado com um processo de investigação.
Nesse processo, o psicopedagogo reproduz o papel do detetive à procura de vestígios, informações, selecionando-as criteriosamente e levando em consideração todos os aspectos que abarcam o processo de aprendizagem do indivíduo.
Weiss (2004) corrobora com o pensamento de Rubinstein (1996), afirmando que todo diagnóstico psicopedagógico consiste em uma investigação, uma busca acerca de algo que não está adequado com o sujeito em relação a um comportamento esperado.
Na avaliação psicopedagógica é realizada a investigação, na qual procura-se compreender a forma que o indivíduo aprende e os desvios que ocorrem nesse processo.
Como se pode verificar a psicopedagogia é uma ciência que estuda o processo de aprendizagem humana, que tem como objeto de estudo o ser humano em processo de construção do conhecimento.
Seu objetivo é atuar na origem do problema e buscar as soluções possíveis para que a pessoa não tenha prejuízos no processo de aprendizagem ao longo da sua trajetória de vida.
Os motivos pelos quais geralmente os pais nos procuram são vários, porém a terapia com o psicopedagogo é indicado para:
- Distúrbios de aprendizagem;
- Dificuldade de atenção (desatenção);
- Problemas afetivos e de conduta na sala de aula;
- Dificuldade de raciocínio lógico (matemática);
- Dificuldade de atenção e concentração;
- Desmotivação e falta de interesse aparente;
- Problemas relacionados com a leitura e escrita;
- Dificuldade de aprendizagem em relação aos métodos pedagógicos;
- Pouca motivação para aprender.
O insucesso da criança muitas vezes o rotula de inquieto, preguiçoso, impulsivo, contudo é necessária uma avaliação de forma ampliada considerando os aspectos biológicos, sociais, culturais, psicológicos, educacionais pedagógicos e o seu histórico de vida.
No consultório o primeiro contato é com a pessoa que está enfrentando o problema de aprendizagem se adulto, quando criança ou adolescente geralmente o primeiro contato é com a família que traz a queixa.
Neste encontro é explicado como será o procedimento da avaliação diagnóstica, número e dias dos encontros e acordos contratuais.
O processo de investigação (avaliação) se dá num período de 8 a 10 encontros dependendo do caso. Finalizado esse processo investigatório, é realizado o encontro chamado “Informe Psicopedagógico” e, dependendo do caso se necessário apresentar-se-á o plano de tratamento.
É importante ressaltar que o trabalho psicopedagógico tem caráter interdisciplinar, assim, deve ser desenvolvido juntamente com uma equipe multidisciplinar que dependendo do caso deve considerar neurologista, neuropediatras, psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo, otorrinolaringologista.
Os neurologistas, neuropediatras e psiquiatras são responsáveis pelo fechamento do diagnóstico na área da saúde.
Como relatamos acima, a avaliação e intervenção psicopedagógica está especificamente voltada para as questões da aprendizagem.
Por Sandra Padula – Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Psicóloga, Pedagoga, Neuropsicopedagoga e Fundadora do Espaço Diálogos do Saber
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Portal do Professor. Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/educacao/2014/07/dificuldades-de-aprendizagem-atingem-cerca-de-5-da-populacao-escolar
Coll, Palácios & Marchesi. Desenvolvimento Psicológico e Educação. V.3: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. 2. Ed. Porto Alegre, Artmed, 2004.
PADULA, Sandra Regina Paes. Docência na universidade: aprendizagem e desenvolvimento profissional docente no ensino superior. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
PAIN, Sara. Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem. Porto Alegre, Artes Médica, 1992.
PIAGET, Jean. A Equilibração das Estruturas Cognitivas. Trad. Marion Merlone dos Santos Penna. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
RUBINSTEIN, E. A intervenção psicopedagógica clínica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
WEISS, M. L. L. Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Rio de Janeiro, DP&A, 2004.
FONTE: https://dialogosdosaber.com.br/psicopedagogo-quando-indicado-esse-profissional/
sexta-feira, 30 de outubro de 2020
terça-feira, 27 de outubro de 2020
quarta-feira, 7 de outubro de 2020
sexta-feira, 2 de outubro de 2020
sábado, 8 de agosto de 2020
Meu querido, meu velho, meu amigo. Roberto Carlos (Couver Fabiana)
Sabe aquela hora que você, lembra nos tempos de escola
que tinha apresentação do dia dos Pais.... Que tempo gostoso!!!
E lá vai eu, deixei minha tendinite do supra...do infra....kkk de todos
os lados... e bora lá.
Mesmo depois de tempo com vontade de tanger as cordas, estou
inteira, kkkk. Tudo por um grande Amor.
Essa canção nunca tinha se quer ouvido, buscando algo encontrei
essa belezura de letra, cantada pelo Rei Roberto Carlos, agora na voz
de Fabiana. Top. né curte se gostou, se não gostou, sucesso pra você.
e bora ouvir.
Gratidão. Fabibrito.
quinta-feira, 6 de agosto de 2020
terça-feira, 4 de agosto de 2020
sábado, 20 de junho de 2020
sexta-feira, 29 de maio de 2020
quinta-feira, 28 de maio de 2020
A importância do brincar.
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.
Muitas vezes os pais não permitem que o filho passe por todas as etapas do seu desenvolvimento, e eles fazem isso quando tolhem as brincadeiras, exigem organização, por acharem que estão contribuindo para a maturidade da criança, quanto à aquisição de alguns comportamentos, como por exemplo, o de limpeza. A imposição de tarefas exaustivas, as incompatibilidades de horários da família são outros fatores que podem impedir as brincadeiras livres.
É de suma importância que a família tenha consciência das marcas que a sua postura de não disponibilizar flexibilidade para as brincadeiras pode deixar na criança. Além disto, vale lembrar também que é um direito garantido pela Constituição.
Fonte: https://educador.brasilescola.uol.com.br/comportamento/a-importancia-brincar.htm
terça-feira, 5 de maio de 2020
DESENVOLVIMENTO INFANTIL 6 passos para desenvolver Inteligência Emocional no seu filho

Expressar, interpretar e compreender emoções começa na infância

6 passos para ensinar educação emocional para o seu filho

1- Não subestime os sentimentos dos seus filhos

2- Não relacione sentimentos com coisas negativas e/ou preconceituosas

3- Não encare os maus comportamentos como algo pessoal

4- Seja o exemplo

5- Nunca humilhe seu filho

6- Seja sincero com os seus sentimentos

[1] VOLPI, J. H.; VOLPI, S. M. Etapas do desenvolvimento emocional. In: VOLPI, J. H.; VOLPI, S. M. Psicologia Corporal. Curitiba: Centro Reichiano, 2006.
[2] FERNANDES, N.; TOMÉ, R. Alexitimia. Revista Portuguesa de Psicossomática, v. 3, n. 2, 2001.
[3] SIEGEL, D. J.; BRYSON, T. P. Disciplina sem drama. São Paulo: nVersos, 2016.
domingo, 12 de abril de 2020
TDL- Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem.
Venho aqui, transferir conhecimento.
Cada pessoa é capaz, de compartilhar, aquilo
que vai ser bom para as pessoas.
Quero Compartilhar Conhecimento, o que me leva
a falar, são as minhas experiências também.
Grande Abraço. Fabiana Brito.
quarta-feira, 8 de abril de 2020
O Direito das Crianças – Ruth Rocha
O Direito das Crianças – Ruth Rocha
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.
Nem questão de concordar
Os direitos das crianças
Todos têm de respeitar.
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir…
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.
Ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi,
Bola, bola,bola, bola!
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!
Montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas,
E uma corda de pular.
segunda-feira, 23 de março de 2020
Desabafo,e cuidado emocional das crianças neste momento de COVIT 19
terça-feira, 17 de março de 2020
Pedagogia do Amor, Um olhar diferenciado.
Nossos desafios, nos leva a ser fortes.
nossas experiência, nos leva a ajudar outras pessoas
Decidi, fazer minha primeira postagem, falada...
Não gosto muito de ler...mas sempre tive vontade
de desenvolver essa habilidade...
Prefiro cantar, tocar...enfim.
Acho que agora é o momento de explorar essa habilidade.
Convido você pra essa longa viagem...
Uma mensagem... uma Reflexão.
assistam...
A grande transformação."Pipocas da Vida"
O novo me atrai.
Algumas coisas precisam ser faladas, relembrada,
Esse vídeo lembra uma mensagem, muito interessante
que venho compartilhar com você.
terça-feira, 10 de março de 2020
domingo, 8 de março de 2020
Caderno de Acompanhamento com fonoaudióloga
Precisava de algo, e encontrei este caderno.
Voltei no tempo e observei quanto ele evoluiu,
no processo de aquisição da linguagem.
quinta-feira, 2 de janeiro de 2020
segunda-feira, 14 de outubro de 2019
Existem distúrbios ou condições associados ao SK?
Homens com SK estão em maior risco para algumas outras condições de saúde, por razões que não são totalmente compreendidas. Mas esses riscos podem ser minimizados prestando atenção aos sintomas e tratando-os adequadamente.
As condições associadas incluem:
- Distúrbios autoimunes , como diabetes tipo 1, artrite reumatóide, hipotireoidismo e lúpus. Nesses distúrbios, as células imunológicas atacam partes do corpo em vez de protegê-las.
- Câncer de mama. Homens com SK têm um risco maior de desenvolver esse câncer, embora ainda um risco menor que o das mulheres. Os homens do XXY devem prestar atenção a quaisquer alterações em seus seios, como caroços ou vazamentos no mamilo, e devem consultar seu médico imediatamente se tiverem alguma dúvida.
- Doença venosa (pronunciada VEE-nuss ) , ou doenças das artérias e veias. Alguns destes incluem:
- Varizes
- Trombose venosa profunda ( thrahm-BOW-siss pronunciado ), um coágulo de sangue em uma veia profunda
- Embolia pulmonar (pronuncia -se PUHL-muh-ner-ee EM-buh-liz-uhm ), um bloqueio de uma artéria nos pulmões
- Para reduzir seu risco, os homens podem manter um peso corporal normal; pratique atividade física regular e moderada; parar de fumar; e evite ficar sentado ou em pé na mesma posição por longos períodos de tempo. Se as doenças venosas se desenvolverem, elas podem ser tratadas de maneiras diferentes, dependendo da gravidade. Por exemplo, alguns tratamentos incluem o uso de meias de compressão e outros requerem medicamentos para diluir o sangue.
- Cárie dentária. Quase metade dos homens com SK tem taurodontismo ( tawr-oh-DAWNT-iz-uhm ), um problema dentário no qual os dentes têm câmaras maiores do que o normal para segurar a polpa (o tecido mole que contém terminações nervosas e sangue). vasos) e raízes dentárias mais curtas que o normal, o que facilita o desenvolvimento de cáries. Exames dentários regulares e bons hábitos de higiene bucal ajudarão a prevenir, capturar e tratar problemas. 1
- Osteoporose (pronuncia- os-tee-oh-puh-ROH-sis ), na qual os ossos perdem cálcio, tornam-se frágeis e quebram com mais facilidade, podem desenvolver ao longo do tempo em KS homens que têm baixos níveis de testosterona por longos períodos de tempo. Tratamento com testosterona; atividade física regular e moderada; e comer uma dieta saudável pode diminuir o risco de osteoporose. Se a doença se desenvolver, os medicamentos podem ajudar a limitar sua gravidade.
- Varizes
- Trombose venosa profunda ( thrahm-BOW-siss pronunciado ), um coágulo de sangue em uma veia profunda
- Embolia pulmonar (pronuncia -se PUHL-muh-ner-ee EM-buh-liz-uhm ), um bloqueio de uma artéria nos pulmões
- Para reduzir seu risco, os homens podem manter um peso corporal normal; pratique atividade física regular e moderada; parar de fumar; e evite ficar sentado ou em pé na mesma posição por longos períodos de tempo. Se as doenças venosas se desenvolverem, elas podem ser tratadas de maneiras diferentes, dependendo da gravidade. Por exemplo, alguns tratamentos incluem o uso de meias de compressão e outros requerem medicamentos para diluir o sangue.
KS pode levar ao câncer?
Em comparação com a população masculina geral, os homens com SK podem ter uma chance maior ao longo do tempo de contrair câncer de mama, linfoma não-Hodgkin e câncer de pulmão. Existem maneiras de reduzir esse risco, como remover os seios e evitar o uso de produtos de tabaco. Em geral, os homens XXY também apresentam menor risco de câncer de próstata. 2
Se eu tiver KS, poderei engravidar uma mulher?
É possível que um homem XXY engravide naturalmente uma mulher. Embora o esperma seja encontrado em mais de 50% dos homens com SK 3 , a baixa produção de espermatozóides pode dificultar a concepção.
Recentemente, alguns homens com SK conseguiram gerar um filho biologicamente relacionado, passando por serviços de fertilidade assistida, especificamente, um procedimento chamado extração de esperma testicular com injeção intracitoplasmática de espermatozóide (TESE-ICSI). TESE-ICSI, isso acarreta um risco um pouco maior de distúrbios cromossômicos na criança, incluindo ter um X extra. 4
Se meu filho, membro da família, parceiro ou cônjuge for diagnosticado com a condição XXY, como posso ajudar ele e a Família.
Se alguém que você conhece é diagnosticado com KS:
- Reconheça seus sentimentos. É natural que os pais ou membros da família sintam que fizeram algo para causar SK. Mas lembre-se de que é um distúrbio genético que ocorre aleatoriamente - não há nada que você possa ter feito ou não para impedir que isso aconteça. Permita que você e sua família tenham tempo para lidar com seus sentimentos. Converse com seu médico sobre suas preocupações.
- Eduque-se sobre o distúrbio. É comum temer o desconhecido. Eduque-se sobre a condição XXY e seus sintomas para saber como pode ajudar seu filho, membro da família ou parceiro / cônjuge.
- Apoie seu filho, membro da família ou parceiro / cônjuge . Forneça educação adequada sobre KS e dê a ele o apoio emocional e o incentivo de que ele precisa. Lembre-se, a maioria dos homens XXY passa a vida com poucos problemas e muitos nunca descobrem que têm a condição.
- Envolva-se ativamente nos cuidados do seu filho, membro da família ou parceiro / cônjuge. Converse com seu médico e seu médico sobre o tratamento. Se for necessário aconselhamento para problemas comportamentais, ou se forem necessários métodos ou ambientes especiais de aprendizagem, obtenha ajuda de profissionais qualificados com experiência no trabalho com homens do XXY.
- Incentive seu filho, membro da família, parceiro / cônjuge a realizar atividades para melhorar suas habilidades motoras físicas, como karatê ou natação.
- Trabalhe com seus professores / educadores e supervisores / colegas de trabalho.
- Entre em contato com essas pessoas regularmente para comparar como ele está em casa e na escola / trabalho.
- Quando apropriado, incentive-o a conversar com seus professores, educadores, supervisor e colegas de trabalho. Sugira o uso de notas breves, telefonemas e reuniões para identificar problemas e propor soluções.
- Incentive a independência do seu filho, membro da família, parceiro / cônjuge. Embora seja importante apoiar, saiba que vigiar demais pode enviar a mensagem de que você acha que ele não é capaz de fazer as coisas sozinho.
- Compartilhe as seguintes informações com os profissionais de saúde sobre os problemas do XXY: 5
- Entre em contato com essas pessoas regularmente para comparar como ele está em casa e na escola / trabalho.
- Quando apropriado, incentive-o a conversar com seus professores, educadores, supervisor e colegas de trabalho. Sugira o uso de notas breves, telefonemas e reuniões para identificar problemas e propor soluções.
| XXY homens podem ter | Considere recomendar |
|---|---|
| Atraso na linguagem expressiva e nos marcos da fala | Fonoaudiologia precoce e avaliação da linguagem |
| Dificuldade durante a transição do ensino fundamental para o ensino médio ou ensino médio | Re-teste para identificar áreas de aprendizado que requerem atenção extra antes ou antes da entrada no ensino médio / médio |
| Dificuldade em matemática em todas as idades | Testes para identificar áreas problemáticas e soluções para deficiências matemáticas |
| Dificuldade em processar linguagem complexa, especificamente em entender e criar linguagem falada | Avaliação de idiomas, aumento de oportunidades de comunicação através da linguagem escrita, possivelmente anotações de palestras / discussões |
| Diminuição da velocidade de corrida, agilidade e força geral na infância | Fisioterapia, terapia ocupacional, atividades que fortalecem a força |
Qual é a melhor maneira de ensinar ou se comunicar com homens que têm SK?
A pesquisa identificou algumas maneiras pelas quais educadores e pais podem melhorar o aprendizado e a comunicação entre os homens XXY, incluindo:
- Usando imagens e pistas visuais
- Ensinando-lhes novas palavras
- Incentivar a conversa
- Usando exemplos no idioma
- Minimizando distrações
- Dividindo tarefas em pequenas etapas
- Criando oportunidades para interação e compreensão social
- Lembrando-os de manter o foco
Fonte:
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atique o ‘Não’ Gentil, mas Firme: Você não precisa ser agressiva para impor um limite. Muitas vezes, a gentileza desarma mais do que a hosti...
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Quem sou: 👉Fabiana Rocha de Brito 👉43 anos 👉 NASCIDA EM LONDRINA 26/03/1982 VEIO PRA RONDÔNIA COM 3 MESES DE VIDA, MOROU NA ZONA RURAL...
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