terça-feira, 17 de março de 2020

Pedagogia do Amor, Um olhar diferenciado.





Nossos desafios, nos leva a ser fortes.

nossas experiência, nos leva a ajudar outras pessoas

Decidi, fazer minha primeira postagem, falada...

Não gosto muito de ler...mas sempre tive vontade

de desenvolver essa habilidade...

Prefiro cantar, tocar...enfim.

Acho que agora é o momento de explorar essa habilidade.

Convido você pra essa longa viagem...

Uma mensagem... uma Reflexão.

assistam...

A grande transformação."Pipocas da Vida"





O novo me atrai.

Algumas coisas precisam ser faladas, relembrada,

Esse vídeo lembra uma mensagem, muito interessante

que venho compartilhar com você.

domingo, 8 de março de 2020

Caderno de Acompanhamento com fonoaudióloga





Precisava de algo, e encontrei este caderno.

Voltei no tempo e observei quanto ele evoluiu,

no processo de aquisição da linguagem.

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Existem distúrbios ou condições associados ao SK?


Homens com SK estão em maior risco para algumas outras condições de saúde, por razões que não são totalmente compreendidas. Mas esses riscos podem ser minimizados prestando atenção aos sintomas e tratando-os adequadamente.
As condições associadas incluem:
  • Distúrbios autoimunes , como diabetes tipo 1, artrite reumatóide, hipotireoidismo e lúpus. Nesses distúrbios, as células imunológicas atacam partes do corpo em vez de protegê-las.
  • Câncer de mama. Homens com SK têm um risco maior de desenvolver esse câncer, embora ainda um risco menor que o das mulheres. Os homens do XXY devem prestar atenção a quaisquer alterações em seus seios, como caroços ou vazamentos no mamilo, e devem consultar seu médico imediatamente se tiverem alguma dúvida.
  • Doença venosa (pronunciada VEE-nuss ) , ou doenças das artérias e veias. Alguns destes incluem:
    • Varizes
    • Trombose venosa profunda ( thrahm-BOW-siss pronunciado ), um coágulo de sangue em uma veia profunda
    • Embolia pulmonar (pronuncia -se PUHL-muh-ner-ee EM-buh-liz-uhm ), um bloqueio de uma artéria nos pulmões
    • Para reduzir seu risco, os homens podem manter um peso corporal normal; pratique atividade física regular e moderada; parar de fumar; e evite ficar sentado ou em pé na mesma posição por longos períodos de tempo. Se as doenças venosas se desenvolverem, elas podem ser tratadas de maneiras diferentes, dependendo da gravidade. Por exemplo, alguns tratamentos incluem o uso de meias de compressão e outros requerem medicamentos para diluir o sangue.
  • Cárie dentária. Quase metade dos homens com SK tem taurodontismo ( tawr-oh-DAWNT-iz-uhm ), um problema dentário no qual os dentes têm câmaras maiores do que o normal para segurar a polpa (o tecido mole que contém terminações nervosas e sangue). vasos) e raízes dentárias mais curtas que o normal, o que facilita o desenvolvimento de cáries. Exames dentários regulares e bons hábitos de higiene bucal ajudarão a prevenir, capturar e tratar problemas. 1
  • Osteoporose (pronuncia- os-tee-oh-puh-ROH-sis ), na qual os ossos perdem cálcio, tornam-se frágeis e quebram com mais facilidade, podem desenvolver ao longo do tempo em KS homens que têm baixos níveis de testosterona por longos períodos de tempo. Tratamento com testosterona; atividade física regular e moderada; e comer uma dieta saudável pode diminuir o risco de osteoporose. Se a doença se desenvolver, os medicamentos podem ajudar a limitar sua gravidade.

KS pode levar ao câncer?

Em comparação com a população masculina geral, os homens com SK podem ter uma chance maior ao longo do tempo de contrair câncer de mama, linfoma não-Hodgkin e câncer de pulmão. Existem maneiras de reduzir esse risco, como remover os seios e evitar o uso de produtos de tabaco. Em geral, os homens XXY também apresentam menor risco de câncer de próstata. 2

Se eu tiver KS, poderei engravidar uma mulher?

É possível que um homem XXY engravide naturalmente uma mulher. Embora o esperma seja encontrado em mais de 50% dos homens com SK 3 , a baixa produção de espermatozóides pode dificultar a concepção.
Recentemente, alguns homens com SK conseguiram gerar um filho biologicamente relacionado, passando por serviços de fertilidade assistida, especificamente, um procedimento chamado extração de esperma testicular com injeção intracitoplasmática de espermatozóide (TESE-ICSI). TESE-ICSI, isso acarreta um risco um pouco maior de distúrbios cromossômicos na criança, incluindo ter um X extra. 4

Se meu filho, membro da família, parceiro ou cônjuge for diagnosticado com a condição XXY, como posso ajudar ele e a Família.

Se alguém que você conhece é diagnosticado com KS:
  • Reconheça seus sentimentos. É natural que os pais ou membros da família sintam que fizeram algo para causar SK. Mas lembre-se de que é um distúrbio genético que ocorre aleatoriamente - não há nada que você possa ter feito ou não para impedir que isso aconteça. Permita que você e sua família tenham tempo para lidar com seus sentimentos. Converse com seu médico sobre suas preocupações.
  • Eduque-se sobre o distúrbio. É comum temer o desconhecido. Eduque-se sobre a condição XXY e seus sintomas para saber como pode ajudar seu filho, membro da família ou parceiro / cônjuge.
  • Apoie seu filho, membro da família ou parceiro / cônjuge . Forneça educação adequada sobre KS e dê a ele o apoio emocional e o incentivo de que ele precisa. Lembre-se, a maioria dos homens XXY passa a vida com poucos problemas e muitos nunca descobrem que têm a condição.
  • Envolva-se ativamente nos cuidados do seu filho, membro da família ou parceiro / cônjuge. Converse com seu médico e seu médico sobre o tratamento. Se for necessário aconselhamento para problemas comportamentais, ou se forem necessários métodos ou ambientes especiais de aprendizagem, obtenha ajuda de profissionais qualificados com experiência no trabalho com homens do XXY.
  • Incentive seu filho, membro da família, parceiro / cônjuge a realizar atividades para melhorar suas habilidades motoras físicas, como karatê ou natação.
  • Trabalhe com seus professores / educadores e supervisores / colegas de trabalho.
    • Entre em contato com essas pessoas regularmente para comparar como ele está em casa e na escola / trabalho.
    • Quando apropriado, incentive-o a conversar com seus professores, educadores, supervisor e colegas de trabalho. Sugira o uso de notas breves, telefonemas e reuniões para identificar problemas e propor soluções.
  • Incentive a independência do seu filho, membro da família, parceiro / cônjuge. Embora seja importante apoiar, saiba que vigiar demais pode enviar a mensagem de que você acha que ele não é capaz de fazer as coisas sozinho.
  • Compartilhe as seguintes informações com os profissionais de saúde sobre os problemas do XXY: 5
XXY homens podem terConsidere recomendar
Atraso na linguagem expressiva e nos marcos da falaFonoaudiologia precoce e avaliação da linguagem
Dificuldade durante a transição do ensino fundamental para o ensino médio ou ensino médioRe-teste para identificar áreas de aprendizado que requerem atenção extra antes ou antes da entrada no ensino médio / médio
Dificuldade em matemática em todas as idadesTestes para identificar áreas problemáticas e soluções para deficiências matemáticas
Dificuldade em processar linguagem complexa, especificamente em entender e criar linguagem faladaAvaliação de idiomas, aumento de oportunidades de comunicação através da linguagem escrita, possivelmente anotações de palestras / discussões
Diminuição da velocidade de corrida, agilidade e força geral na infânciaFisioterapia, terapia ocupacional, atividades que fortalecem a força

Qual é a melhor maneira de ensinar ou se comunicar com homens que têm SK?

A pesquisa identificou algumas maneiras pelas quais educadores e pais podem melhorar o aprendizado e a comunicação entre os homens XXY, incluindo:
  • Usando imagens e pistas visuais
  • Ensinando-lhes novas palavras
  • Incentivar a conversa
  • Usando exemplos no idioma
  • Minimizando distrações
  • Dividindo tarefas em pequenas etapas
  • Criando oportunidades para interação e compreensão social
  • Lembrando-os de manter o foco
Fonte:

Síndrome de Klinefelter


Visão geral da síndrome de Klinefelter

A ocorrência de doenças genéticas tem aumentado constantemente nos últimos anos. A etiologia de todas essas doenças não é exatamente conhecida. Mas a maioria dessas doenças surge de certas mutações genéticas inexplicáveis. Como resultado, a maioria dessas doenças genéticas permaneceu idiopática até a data e não é curável através de intervenção médica.
A Global Genes divulgou recentemente seus relatórios que afirmam que atualmente existem cerca de 7000 doenças raras no mundo, que afetam quase 300 milhões de pessoas em diferentes países. Suas estatísticas também mostraram que cerca de 6% dos bebês nascem com doenças genéticas raras e cerca de 30% deles morrem antes dos cinco anos de idade. Essa condição é observada apenas em homens devido a aberrações no cromossomo X.

O que é a síndrome de Klinefelter?

Tipos de síndrome de Klinefelter

A síndrome de Klinefelter tem as seguintes variantes-
  • 48, XXYY e 48 XXXY (ocorre em 1 em 18.000 a 50.000 homens)
  • 49, XXXXY (ocorre em 1 em 85.000 a 100.000 homens)
  • Mosaico 47, XXY / 46, XY (forma mais rara, apenas 10 casos relatados até o momento)

Diagnóstico e tratamento

Desequilíbrio hormonalNa maioria dos casos, a síndrome de Klinefelter pode ser detectada através do diagnóstico pré-natal. A prática diagnóstica padrão é a análise do cariótipo dos cromossomos nos linfócitos. A observação do corpo de Barr também é uma abordagem diagnóstica recomendada. Para diagnosticar o mosaicismo, é necessário analisar o cariótipo usando fibroblastos dérmicos ou tecidos testiculares. Os outros métodos recomendados são - medir os níveis séricos de gonadotrofinas, detectar a presença de azoospermia, determinar a cromatina sexual, amostragem de vilosidades coriônicas ou amniocentese.
Até a presente data, não há tratamento eficaz para a síndrome de Klinefelter, embora as terapias genéticas possam ajudar a regular os problemas em certa medida. Estão sendo realizados trabalhos de pesquisa colaborativa para desenvolver técnicas eficazes de tratamento de doenças genéticas em geral. Isso pode ajudar a reduzir a carga de doenças genéticas e a mortalidade infantil nos próximos anos.

Cromossomo da síndrome de KilnefelterA síndrome de Klinefelter é uma forma rara do distúrbio cromossômico que surge de anormalidades no cromossomo X. A doença também é conhecida como 47, XXY ou simplesmente XXY. Sua ocorrência foi observada pela primeira vez pelo médico americano Harry Fitch Klinefelter Jr no ano de 1942. A presença de um cromossomo X adicional é a principal causa da doença. Em alguns casos, mais de um cromossomo extra pode estarpresente.
Esta condição é geralmente congênita, presente desde o nascimento. Mães que dão à luz após os 35 anos têm maior risco de ter um filho com síndrome de Klinefelter. Pesquisas demonstraram que quase 60% dos embriões com a doença não conseguem sobreviver no próprio período fetal. Aqueles que sobrevivem apresentam algumas anormalidades físicas inevitáveis ​​e esterilidade.

O que causa a síndrome de Klinefelter?

Como discutido anteriormente, a síndrome de Klinefelter surge devido a um cromossomo X extra. Esse cromossomo extra surge da retenção acidental de um cromossomo durante um evento sem disjunção durante a meiose paterna e materna I (gametogênese). Nesse caso, dois cromossomos X ou cromossomos X e Y não conseguem se separar. Isso resulta em um espermatozóide contendo um cromossomo X e Y e um óvulo contendo dois cromossomos X. A fertilização de um óvulo saudável normal (X) com esse espermatozóide resulta em uma prole XXY, que é basicamente a prole do Klinefelter. Uma situação semelhante pode surgir da fertilização de um cromossomo duplo do ovo X (XX) com um espermatozóide normal (Y).
Um segundo evento é considerado para retenção cromossômica através da não disjunção , que ocorre durante a Meiose II no ovo. Nesse caso, as cromátides irmãs no cromossomo sexual não se separam. Essa variação genética é encontrada em cerca de 1 em 500 nascimentos masculinos vivos. Surge das variações genéticas do cariótipo XY. Nos machos XXY, alguns genes localizados nas regiões pseudoautossômicas dos cromossomos X têm genes correspondentes nos cromossomos Y e são expressos.
Deve-se notar neste contexto que a síndrome de Klinefelter não é uma condição herdada. É antes uma aberração cromossômica acidental. A mesma mãe pode dar à luz um filho normal, mesmo depois de ter um histórico de gravidez com a síndrome de Klinefelter.

Quais são os principais sintomas da síndrome de Klinefelter?

Síndrome de klinefelterAs crianças com síndrome de Klinefelter são normais ao nascimento. Os sintomas começam a se manifestar em seus anos de crescimento. Os sintomas físicos comumente estudados são os seguintes:
  • Esterilidade : As funções sexuais desses homens são absolutamente normais. Mas na maioria dos casos, eles são incapazes de produzir espermatozóides, espermatozóides de boa qualidade. Isso leva à esterilidade nesses homens.
  • Formação dos seios : Em alguns casos, os machos exibem formação dos seios nos anos de crescimento. Este é o primeiro sinal de anormalidade e é conhecido como ginecomastia (aumento do tecido mamário).
  • Órgãos sexuais : O tamanho dos testículos é anormalmente pequeno nessas pessoas. Isso é conhecido como hipogonadismo.
  • Desenvolvimento do corpo : esses machos não exibem uma construção masculina completa e têm uma forma corporal mais ou menos redonda. Eles têm menos pêlos faciais e corporais e quadris anormalmente largos. Esses machos geralmente têm membros anormalmente longos em seus anos de crescimento.
Além dos sintomas físicos discutidos acima, há uma série de anormalidades cognitivas e comportamentais exibidas pelos pacientes de Klinefelter que são elucidadas abaixo.
  • Incapacidade de conviver adequadamente com outras pessoas
  • Constrangimento social geral (timidez e passividade)
  • Baixa auto-estima e auto-estima muito frágil
  • Imaturidade, mesmo após uma certa idade
  • Baixa ou completa falta de autoconfiança
  • Dificuldades na aprendizagem
  • Um distúrbio geral nos padrões de sono
  • Baixa tolerância (frequentemente repulsa anormal) a mudanças ambientais
  • Agitação de mãos e pés
  • Birras repentinas e explosões
  • Estatura anormalmente grande
  • Condições de excesso de peso
  • Habilidades receptivas mais altas e habilidades expressivas mais baixas
  • Problemas de leitura e escrita

Tipos de síndrome de Klinefelter

A síndrome de Klinefelter tem as seguintes variantes-
  • 48, XXYY e 48 XXXY (ocorre em 1 em 18.000 a 50.000 homens)
  • 49, XXXXY (ocorre em 1 em 85.000 a 100.000 homens)
  • Mosaico 47, XXY / 46, XY (forma mais rara, apenas 10 casos relatados até o momento)

Diagnóstico e tratamento

Desequilíbrio hormonalNa maioria dos casos, a síndrome de Klinefelter pode ser detectada através do diagnóstico pré-natal. A prática diagnóstica padrão é a análise do cariótipo dos cromossomos nos linfócitos. A observação do corpo de Barr também é uma abordagem diagnóstica recomendada. Para diagnosticar o mosaicismo, é necessário analisar o cariótipo usando fibroblastos dérmicos ou tecidos testiculares. Os outros métodos recomendados são - medir os níveis séricos de gonadotrofinas, detectar a presença de azoospermia, determinar a cromatina sexual, amostragem de vilosidades coriônicas ou amniocentese.
Até a presente data, não há tratamento eficaz para a síndrome de Klinefelter, embora as terapias genéticas possam ajudar a regular os problemas em certa medida. Estão sendo realizados trabalhos de pesquisa colaborativa para desenvolver técnicas eficazes de tratamento de doenças genéticas em geral. Isso pode ajudar a reduzir a carga de doenças genéticas e a mortalidade infantil nos próximos anos.


Dos
  • Consulte fonoaudiólogos, especialmente para crianças diagnosticadas com essa condição.
  • O aconselhamento também ajuda a obter uma auto-estima saudável para os pacientes.
  • Bebês nascidos com essa condição não apresentam sintomas visíveis. Por isso, é importante manter uma verificação de suas fases de desenvolvimento para identificar o problema o mais cedo possível.
  • Procure um endocrinologista se você observar desenvolvimento ou função sexual anormal.
  • A terapia de reposição hormonal pode causar alterações de humor. Consulte o seu médico para um acompanhamento imediato.



quinta-feira, 3 de outubro de 2019

A Psicopedagogia não esta adoecendo nossas Crianças, esta dando Esperança.


É realmente muito triste quando pessoas com o nível intelectual tão alto não conseguem se expressar adequadamente, ou seja, com cautela e acabam machucando milhares de profissionais que se dedicam tanto para alcançarem seus objetivos e atuar em suas áreas de formação.
Queremos mostrar um novo olhar sobre a visão da autora do artigo e provar que nós enquanto psicopedagogos não estamos adoecendo ninguém, ao contrário, estamos dando ESPERANÇA.
Antes de alguém afirmar que: “após a realização de uma pós graduação em psicopedagogia e/ou neuropsicopedagogia não estamos aptos a avaliar e a diagnosticar alunos” é preciso se informar melhor, vejam o porque:
A formação do Psicopedagogo, no Brasil, vem ocorrendo em caráter regular e oficial, desde a década de setenta em instituições universitárias. Esta formação é regulamentada pelo MEC em cursos de pós-graduação e especialização, com carga mínima de 360 horas, sendo que a maioria dos cursos são oferecidos com 600 horas ou mais, conforme orientação da ABPp estabelecida nas Diretrizes Básicas de Formação de Psicopedagogos no Brasil.
Também é preciso ter cuidado ao realizar outra afirmação errônea como a  “que NÃO EXISTE A PROFISSÃO DE PSICOPEDAGOGO” é necessário  pesquisar um pouco mais, vejam o que diz o Ministério de Trabalho e Emprego e a Comissão de Educação, Cultura e Esporte no site do senado
O psicopedagogo é o profissional habilitado para atuar com os processos de aprendizagem junto aos indivíduos, aos grupos, às instituições e às comunidades. Desde 2002, pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Psicopedagogia foi inserida na Família Ocupacional 2394-25 dos Programadores, Avaliadores e Orientadores de Ensino.
Para melhor compreender o conteúdo sugiro que visite a fonte e veja toda informação escrita.


sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Os quatro pilares de uma educação para o século XXI e suas implicações na prática pedagógica




Zuleide Blanco Rodrigues*



O livro Educação: um Tesouro a Descobrir, sob a coordenação de Jacques Delors, aborda de forma bastante didática e com muita propriedade os quatro pilares de uma educação para o século XXI, associando-os e identificando-os com algumas máximas da Pedagogia prospectiva, e subsidia o trabalho de pessoas comprometidas a buscar uma educação de qualidade. Diz o texto na página 89: “À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permite navegar através dele”.

Segundo Delors, a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância; aprender a fazer mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar; aprender a conviver traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento; e, finalmente, aprender a ser, que, talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver.
Os pilares são quatro, e os saberes e competências a se adquirir são apresentados, aparentemente, divididos. Essas quatro vias não podem, no entanto, dissociar-se por estarem imbricadas, constituindo interação com o fim único de uma formação holística do indivíduo.
Jacques Delors (1998) aponta como principal conseqüência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda vida, fundamentada em quatro pilares, que são, concomitantemente, do conhecimento e da formação continuada.

A seguir, é apresentada uma síntese dos quatro pilares para a educação no século XXI.

Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.
Aprender a fazer – Não basta preparar-se com cuidados para inserir-se no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas.
Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.
Aprender a ser – É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.
Com base nessa visão dos quatro pilares do conhecimento, pode-se prever grandes conseqüências na educação. O ensino-aprendizagem voltado apenas para a absorção de conhecimento e que tem sido objeto de preocupação constante de quem ensina deverá dar lugar ao ensinar a pensar, saber comunicar-se e pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas, ser independente e autônomo; enfim, ser socialmente competente.
Uma educação fundamentada nos quatro pilares acima elencados sugere alguns procedimentos didáticos que lhe seja condizente, como:
  • Relacionar o tema com a experiência do estudante e de outros personagens do contexto social;
  • Desenvolver a pedagogia da pergunta (Paulo Freire e Antonio Faundez, Por uma Pedagogia da Pergunta, Editora Paz e Terra, 1985);
  • Proporcionar uma relação dialógica com o estudante;
  • Envolver o estudante num processo que conduz a resultados, conclusões ou compromissos com a prática;
  • Oferecer um processo de auto-aprendizagem e co-responsabilidade no processo de aprendizagem;
  • Utilizar o jogo pedagógico com o princípio de construir o texto.
Conclusão
Presenciamos um momento muito importante em nosso país, o da demanda por educação, que, ao crescer, faz com que sociedade e instituições, em uníssono, movimentem-se no atendimento a essa urgência nacional. Essa é uma tarefa importante e é isso que se espera que o Brasil faça. Temos materiais e idéias. É preciso pôr em prática todos os estudos e projetos para a modernização da educação.
Para mudar nossa história e lograr conquistas, precisamos ousar em cortar as cordas que impedem o próprio crescimento, exercitar a cidadania plena, aprender a usar o poder da visão crítica, entender o contexto desse mundo, ser o ator da própria história, cultivar o sentimento de solidariedade, lutar por uma sociedade mais justa e solidária e, acima de tudo, acreditar sempre no poder transformador da educação.


Sugestão de leituras
DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo. p. 89-102.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.




Fonte: https://www.educacional.com.br/articulistas/outrosEducacao_artigo.asp?artigo=artigo0056

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Espaço Lindo céu Psicopedagógico- Fabiana Brito


2011 - Inicio de um Sonho, Pós- Graduada em PSICOPEDAGOGIA.
2019 - Chegou a hora....
Para 2020 tem muito mais.

Para conseguir aquilo que se deseja é necessário muita determinação, porém, há momentos em que as dificuldades e obstáculos que aparecem no caminho nos fazem duvidar da nossa capacidade de alcançar tais sonhos.
"Sempre que sentir vontade de desistir lembre-se que seus sonhos podem ser alcançados no próximo passo que der."

psicopedagoga anaFabi.




"Sempre que sentir vontade de desistir lembre-se que seus sonhos podem ser alcançados no próximo passo que der."



Fabiana Brito.
anafabibrito@



quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Como a Aprendizagem Acontece?


Autora: Danielle Manera Ramalho

O aprender com compreensão é um processo pessoal, que acontece dentro da cabeça de cada um. Esse processo exige que o aprendiz pense por si próprio.
Assim, para a Psicologia Cognitiva, simplesmente receber informações de um professor não é suficiente para que o aluno aprenda com compreensão, porque, nesse caso, a criança fica passiva, não pensa com a própria cabeça.
A Psicologia estudou também quais objetos ou atividades ajudam na aprendizagem. Ela tem mostrado que o pensamento e o aprendizado da criança desenvolvem-se ligados à observação e investigação do mundo. Quanto mais a criança explora as coisas do mundo, mais ela é capaz de relacionar fatos e idéias, tirar conclusões, ou seja, mais ela é capaz de pensar e compreender.
Sabe-se que os princípios psicopedagógicos que estimulam as crianças a aprender, estão interrelacionados e são interdependentes, sendo eles a auto-estima, motivação, aprendizagem e disciplina.
No campo afetivo, devemos ajudar as crianças a criar sentimentos positivos em relação a si mesma. Quando a criança se sente útil e segura, o processo de aprendizagem escolar estará garantido. Sendo assim, a afetividade e atenção dos pais é muito importante.
No campo cognitivo, devemos enriquecer e ampliar o vocabulário da criança. O aprendizado de novas palavras tem como objetivo possibilitar a obtenção de melhores resultados na escola e ajudar a criança a ordenar o pensamento em função do mundo em que vive.
Deve-se ainda, valorizar o desenvolvimento do raciocínio lógico - matemático, da psicomotricidade, e do aspecto sócio-emocional contribuindo adequadamente para que a criança, seja ajudada amplamente, onde todas as partes do desenvolvimento são atendidas no momento certo.
O ser humano aprende o tempo todo, e as crianças também, mas não necessariamente aquilo que os pais tentam ensinar-lhes de forma intencional.
O processo ensino-aprendizagem nem sempre é direto, nem tudo que se ensina, se aprende, e às vezes aprendem-se coisas que não se pretendem ensinar.

E nada mais enriquecedor do que propor atividades criativas e desafiadoras que podem acontecer em qualquer lugar, até mesmo na areia da praia.
O lúdico através de jogos, brincadeiras, músicas, e dramatizações é muito motivador, devendo acontecer em casa e na escola, em especial na sala de aula, onde a aprendizagem vira ofício do brincar e a vida escolar um enorme prazer.
É necessário identificar quais atividades são relevantes para modificar o comportamento da criança e despertar o seu interesse, pois montar um quebra-cabeça pode ser gratificante para uma criança, mas pode ser um castigo para outra; o que revela o caráter subjetivo do reforço.
Aprende-se também por meio da observação, por modelos e ações dos outros. A aprendizagem por observação explica também certas tendências agressivas das crianças, os impulsos consumistas induzidos pela publicidade e determinadas condutas consideradas anti-sociais, entre outras manifestações de comportamento.
É por meio da Experiência, da Observação e da Exploração de seu ambiente, que a criança constrói seu conhecimento, modifica situações, reestrutura seus esquemas de pensamento, interpreta e busca soluções para fatos novos o que favorece e muito, o desenvolvimento intelectual da criança, principalmente, na fase pré-escolar.
Sabe-se que as crianças pensam de maneira diferente dos adultos, que cada criança pensa diferentemente de outra e que o pensamento evolui, passa por estágios e em cada estágio, a criança tem uma maneira especial de compreender e explicar as coisas do mundo.


Danielle Manera Ramalho - Pedagoga e psicopedagoga faz atendimento clínico e institucional, presta assessoria pedagógica a escolas e ministra cursos e palestras na área clínico-educacional.

http://www.profala.com/arteducesp137.htm



ESPAÇO LINDO CÉU PSICOPEDAGÓGICO



Quais razões devemos ter para acreditar em nosso potencial

Acreditar é também confiar, a confiança além de ser um fruto da confiabilidade é uma forte raiz para a motivação pessoal e para acreditar em seu próprio potencial

"ESSA FOI UMA DAS COISAS QUE  COLOCAR EM PRATICA NA MINHA VIDA SERA UMA REALIZAÇÃO UNICA E PRAZEROSA QUE SEREI CAPAZ DE FAZER COM ALEGRIA QUANTO PROFISSIONAL." (psicopedagogafabibrito, com prazer)


Razões nunca faltarão para que acreditemos em nós mesmos. Porém, algumas vezes somos levados a não acreditar em nosso potencial maior, porque temos sempre um vilão contra nós e esse vilão somos nós mesmos e apenas nós podemos vencê-lo. Às vezes, esse vilão tenta nos fazer acreditar que não somos capazes, que todas as “tragédias”, fracassos que tivemos na vida e que temos foi proveniente de outras pessoas, sem nos deixar refletir e ver que essas coisas aconteceram, muitas vezes, por causa de nossas escolhas. Nós aceitamos as pessoas tomarem decisões por nós, nós aceitamos salários menores, subjugamo-nos a vontade do outro. Nós acreditamos que dependemos até do outro para sermos felizes. E é desse modo que o “vilão eu” nos engana.
Sentimos-nos tão mal com alguns fracassos da vida, que ficamos cegos e deprimidos, e não usamos esse momento para nos limpar, refletir em que pontos estamos, o que precisamos retirar de dentro de nós mesmos. A vida sempre será desafiadora porque os desafios são responsáveis para nosso crescimento como ser humano. Mas a maneira como lidamos com eles é que fará a diferença. Nós temos um potencial incrível! E assim como existe um vilão dentro de nós, existe também o “heroi em potencial”, e ele pode destruir totalmente o vilão. Esse heroi em potencial nos fará acreditar em nós, as razões são infinitas. E são algumas delas que iremos citar aqui neste artigo, com o objetivo de nos ajudar a refletir, ponderar, fazer metas e praticar para que as mudanças cheguem a nossa vida.
  1. Aprenda a acreditar em si mesmo, na capacidade que você tem de realizar as coisas. “Acreditar em si mesmo é o primeiro passo para criar um motivo para acreditar na felicidade em seu futuro.” (Rafael Valladão Rocha)
  2. Olhe-se no espelho todos os dias e fale que você pode mudar sua vida.
  3. Reserve 20 minutos de seu dia e lance perguntas a você mesmo. Exemplos: “Como eu cheguei até aqui? Quais escolhas foram boas e onde eu preciso melhorar? O que mais me deixa triste? O que mais me deixa feliz? Quantas vezes parei para olhar dentro de mim e reconhecer quem eu sou?
  4. Visualize sua vida futura, como você a deseja, contemple-se dentro dela. Acredite que ela é real. Lembre-se da letra da música de Renato Russo, Mais uma vez, que diz: “Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem (…) ou que você nunca vai ser alguém.”
  5. Temos um potencial, acredite nele. Pense o que seria do mundo se as pessoas não acreditassem em si mesmo. Pense, será que tivemos a internet, o avião, os avanços na medicina, a cura de doenças por meio de medicamentos desenvolvidos através de pessoas que acreditaram?
  6. Você só tem uma vida aqui na terra. Então, faço o melhor, pois capacidade de viver melhor você tem.
  7. Trate a si mesmo como você poderá ser. O poeta Goethe disse:“Trata um homem pelo que ele é, e ele continuará sendo o que é, trate-o como ele pode e deve ser e ele tornar-se-á como pode e deve ser.”
  8. Seja paciente com você nas mudanças de sua vida, mas sacrifique-se para obter resultados significativos. Fyodor Dostoievsky disse:Uma nova filosofia, um novo modo de vida, não é dado por nada. Tem que ser pago a preço elevado e só se adquire com muita paciência e um grande esforço.”
    Comece hoje a acreditar mais em você mesmo. Isso fará a diferença em seu dia a dia.
Fonte
https://www.familia.com.br/quais-razoes-devemos-ter-para-acreditar-em-nosso-potencial/

Francione Sousa

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora